Nova versão do app tudoradio.com está disponível no Apple Carplay

A nova ferramenta permite ouvir rádios favoritas, destaques e locais via streaming nos carros

26/03/2024



O novo aplicativo agregador de rádios do tudoradio.com, lançado em julho passado, deu mais um salto em seu processo de evolução: a versão para Apple CarPlay já está disponível. Ou seja, agora é possível ter a experiência de rádio via streaming direto da tela dos automóveis compatíveis. Na nova plataforma, estão disponíveis as estações favoritas do usuário; também é possível descobrir as emissoras em destaque na plataforma e navegar pelas rádios locais, tudo com acesso rápido e facilitado. O app tudoradio.com no CarPlay mantém a lógica conhecida no smartphone: é personalizável e segue a mesma lógica de um receptor de rádio tradicional na exibição das estações.

"No CarPlay, mantivemos a ideia da experiência no aplicativo para celular: o ouvinte acessa sua rádio preferida com poucos cliques. E neste caso, menos é mais, pois um dos grandes diferenciais do rádio é a facilidade de acesso a qualquer conteúdo de áudio ao vivo. Ou seja, logo de cara, o usuário tem suas rádios favoritas organizadas na primeira tela da plataforma, além da possibilidade de navegar por elas como se estivesse girando um dial personalizado", destaca Daniel Starck, diretor do tudoradio.com.

Sistemas como o do Apple CarPlay espelham aplicações compatíveis do smartphone, mas dispensam o uso do celular na hora de abrir a aplicação e buscar qualquer conteúdo. "No nosso aplicativo para carro, a lógica é a mesma: se o seu iPhone tem o tudoradio.com instalado, ele aparecerá na tela do CarPlay. Basta clicar na aplicação e aproveitar. E se o ouvinte ainda não selecionou as rádios favoritas, ele tem à disposição uma série de estações em destaque e também as rádios locais", conta Starck.

O tudoradio.com via CarPlay mantém as novidades do novo aplicativo, como os metadados via streaming, ou seja, o 'RDS do áudio on-line', que também aparecem no player da plataforma. Em resumo: se a emissora selecionada disponibiliza o nome da música/artista em execução naquele momento, o app do tudoradio.com mostrará a informação na tela do carro.

O diferencial das rádios locais é exibir a lista completa de estações captadas na área onde o ouvinte está, seguindo a mesma lógica do aplicativo no celular. Além de mostrar todas as estações disponíveis naquela área de uma só vez, a função elimina alguns problemas atuais encontrados em alguns receptores de carro: o aplicativo mostra o dial FM completo, incluindo estações em FM estendido, sempre por ordem de frequência. Também são listadas rádios AM, e todas as emissoras aparecem com seus respectivos logotipos, seguidos do nome, frequência e cidade de origem.

"O legal dessa função é que você experimenta as rádios de sua localidade via streaming, aproveitando toda a qualidade de áudio digital oferecida pelas estações", conta Daniel. "Vale lembrar que a lista é um espelho do rádio no dial, ou seja, está conectada com os Dials AM/FM do portal, puxando as estações classificadas como sinais locais. Se alguma rádio diminuir ou ampliar a cobertura de sinal no dial em uma determinada localidade, ela será incluída ou retirada dessa lista de locais", explica Starck.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Desde 2022, o tudoradio.com tem passado por uma série de investimentos para ampliar sua capacidade de promoção do rádio brasileiro, seja como plataforma de notícias sobre o meio ou como agregador de conteúdo das estações. Os primeiros lançamentos foram a plataforma de rádios ao vivo tudo.radio e a skill do agregador do portal na Alexa.

No ano passado, veio outro salto: o surgimento do novo aplicativo agregador do tudoradio.com, disponível para iOS e Android, desenvolvido em parceria com a Khube, empresa com experiência em serviços de excelência em desenvolvimento, criação e gestão para projetos de tecnologia. A mesma plataforma agregadora do tudoradio.com traz as novidades de 2023, com o lançamento da versão do app para CarPlay.

"Após o CarPlay, teremos mais novidades. O aplicativo continuará evoluindo e trará outras novidades, como a compatibilidade com o Android Auto e outros dispositivos conectados. Também vamos implementar melhorias com base na experiência dos nossos usuários, que têm nos ajudado a aprimorar a plataforma junto à Khube, sempre reportando sugestões. Por fim, teremos grandes novidades para o portal, que é a grande base de todo o nosso ecossistema voltado ao rádio brasileiro", revela Daniel.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias