ACAERT comemora ampliação de simulcasting da Migração

O Ministério das Comunicações estendeu o prazo para seis meses, após apelo do presidente Rubens Olbrisch endossado pela ABERT

04/04/2016

O Ministério das Comunicações publicou na última sexta-feira, 1, a portaria 1273/16, que aumenta o prazo de simulcasting - período de transmissão simultânea em AM e FM - de 60 para 180 dias para as emissoras que estão no primeiro lote da Migração.

De acordo com a publicação, rádios que ocuparem a faixa convencional do FM terão até seis meses para devolver o canal em onda média à União. O prazo começa a contar a partir da emissão da autorização do uso de radiofrequência.

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT comemora a conquista junto ao MC, já que esse novo prazo deve permitir que a transição do AM para o FM aconteça de forma gradual, prevendo um tempo de adaptação das emissoras e dos ouvintes.

O anúncio de prorrogação do prazo de simulcasting foi oficializado exatamente um mês após o presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, ter feito esse pedido de forma pública ao Ministro André Figueiredo durante um evento em Brasília.

Na ocasião, Olbrisch aproveitou o discurso de abertura durante um seminário que discutia a regionalização da mídia, para reivindicar esse pleito da radiodifusão catarinense e nacional.

Relembre no vídeo abaixo, para saber mais (clique aqui)

ABERT comemora agilidade

O pedido público feito pelo presidente Rubens Olbrisch, foi endossado por um pedido formal da ABERT junto ao Ministério das Comunicações. A rapidez com que o pedido foi atendido impressionou todo o setor. Há cerca de um mês, em reunião da Câmara de Rádio da ABERT, os radiodifusores pediram ao Ministro interino, Francisco Ibiapina, para que analisasse a viabilidade de estender o prazo de 60 dias previsto para o simulcasting, considerado insuficiente para o processo de migração e encerramento de suas transmissões.

Repórter: Fonte: Assessoria de Imprensa ABERT e ACAERT

Últimas notícias