Anatel amplia em 90% o atendimento ao consumidor pela internet

Um dos motivos do crescimento foi a modernização desses canais

23/02/2016

A Anatel, no ano de 2015, registrou em seus canais disponíveis pela internet 1,4 milhão de reclamações de consumidores de serviços de telecomunicações. Este volume representa um aumento de pouco mais de 90% em relação aos 737,6 mil registros efetuados em 2014.

Um dos motivos do crescimento foi a modernização desses canais. Em março de 2015, a Agência reformulou o canal Fale Conosco, disponível em seu site www.anatel.gov.br/consumidor. Além de ficar mais intuitivo, o Fale Conosco passou a utilizar uma linguagem mais simples. Também foram resolvidos problemas que dificultavam o cadastro de consumidores.

Já no mês de junho de 2015, a Agência lançou o aplicativo Anatel Consumidor, que permite registrar reclamações por celulares ou tablets. O app gratuito está disponível para usuários dos sistemas Android, iOS e Windows Phone desde julho. Mais de 115 mil reclamações foram registradas pelo aplicativo até dezembro do ano passado.

Com estas iniciativas, os canais online passaram a ser responsáveis por 34% das reclamações registradas na agência em 2015. No ano anterior, a participação era de 26%.

Melhoria no call center

Em 2015, o call center da Anatel - que atende pelo telefone 1331 - também teve sua capacidade ampliada. Ao todo, os consumidores registraram 2,66 milhões de reclamações por meio deste canal no ano passado, um aumento de 28,1% em relação a 2014.

O crescimento foi possibilitado pela adoção de duas medidas: a contratação, por meio de licitação, de uma nova empresa que assumiu a operação do call center no mês de janeiro de 2015 e a ampliação dos troncos telefônicos utilizados na central. Com isso, os momentos de baixa capacidade operacional decorrentes de mudanças em 2014 não se repetiram em 2015.

Aumento da demanda

A Anatel registrou, em 2015, o volume total de 4,09 milhões de reclamações de usuários - o que significa um aumento de cerca de 43,5% em relação ao ano anterior. De acordo com avaliação da Superintendência de Relações com os Consumidores da Agência, cerca de metade desse aumento decorreu da ampliação dos canais de atendimento e à maior facilidade que o consumidor encontrou para registrar reclamações. Já a outra metade pode ser atribuída ao aumento real da demanda por reclamações.

O setor de telecomunicações encerrou o ano com mais de 360 milhões de acessos em serviço. Em média, foram registradas na Anatel 0,93 reclamações por mês para cada 1.000 acessos em serviço durante o ano de 2015. No ano anterior, esta medida - conhecida como Índice de Reclamações - teve o valor médio de 0,65.

O serviço que mais contribuiu para o aumento durante o ano de 2015 foi o celular pós-pago, com cerca de 1,2 milhão de reclamações - 415 mil a mais que no exercício anterior. Em termos proporcionais, o maior crescimento de reclamações foi o relativo à TV por assinatura, cujo volume aumentou em 83%.

"O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago. Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo", afirma Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel.

Ainda segundo ela, nos serviços de telefonia e banda larga fixa "destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos".

"Esse retrato das reclamações em 2015 é um importante subsídio para o planejamento das ações da agência. Ele nos permite priorizar ações de fiscalização, de acompanhamento e controle e até mesmo de regulamentação tendo como base o ponto de vista do consumidor que precisou recorrer à Anatel após ter encontrado dificuldades em resolver seu problema junto à prestadora", continua a Superintendente.

Reclamações Registradas na Anatel - por canal de atendimento
(em milhares)

 

2014

2015

Crescimento nominal

Crescimento percentual

Call Center

2.074,1

2.657,8

583,6

28,1%

Internet

737,6

1.404,6

667,0

90,4%

Fale Conosco

737,6

1.289,4

551,9

74,8%

Aplicativo

n.a.

115,1

115,1

n.a

Outros

36,8

25,6

-11,2

-30,5%

Total Geral

2.848,4

4.087,9

1.239,4

43,5%

 

Reclamações Registradas na Anatel - por serviço reclamado
(em milhares)

 

2014

2015

Crescimento nominal

Crescimento percentual

Celular Pós-Pago

781,8

1.196,8

415,0

53,1%

Telefone Fixo

892,1

1.033,0

140,9

15,8%

Banda Larga Fixa

435,9

655,0

219,1

50,3%

Celular Pré-Pago

390,0

596,8

206,8

53,0%

TV por Assinatura

319,0

583,9

264,9

83,0%

Outros

29,6

22,3

-7,2

-24,5%

Total Geral

2.848,4

4.087,9

1.239,4

43,5%

Repórter: Assessoria de Imprensa ANATEL

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