Inauguração foi nesta terça-feira, data de nascimento do radiodifusor
28/10/2025
O conceito do estúdio é uma imersão no universo vibrante da Sintonia FM, traduzindo em arquitetura a energia alegre e dinâmica que caracteriza a emissora. O resultado é um espaço moderno, envolvente e cheio de personalidade, em que o uso das cores e da iluminação contemporânea reforça o novo momento da rádio, alinhando estética e identidade de marca. O projeto arquitetônico do estúdio leva a assinatura da arquiteta Alana Corrêa, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com mais de dez anos de trajetória profissional e à frente do escritório Canteiro Arquitetura.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Com foco em performance acústica e refinamento visual, o projeto alcança excelência técnica e sensorial. Os ambientes foram tratados com materiais modernos que garantem eficiência em isolamento e condicionamento acústico, promovendo ao mesmo tempo absorção e reflexão sonora na medida certa — criando uma sonoridade única e agradável ao trabalho diário de locutores e técnicos. O equilíbrio entre tecnologia, conforto e expressão visual faz dos novos estúdios um marco na trajetória da Sintonia FM.
O projeto técnico tem a assinatura de Sérgio Parisi e sua equipe, da Parisi Rádio, responsáveis pela engenharia de áudio dos novos estúdios da Sintonia FM. A emissora passa a operar com tecnologia de áudio sobre IP (AoIP), adotando um sistema totalmente digital que assegura a mais alta qualidade sonora disponível na radiodifusão atual. Todo o fluxo — da gravação à reprodução e transmissão — acontece em rede, sem conversões entre sinais analógicos e digitais, evitando perdas e garantindo pureza e estabilidade no som transmitido. Essa integração entre equipamentos e rede de dados representa um avanço significativo em desempenho, flexibilidade e confiabilidade técnica.
A operação da Sintonia FM é realizada por meio de uma console Wheatstone IP-12, com 12 canais e uma ampla gama de recursos profissionais, como programação de cenas, disparos remotos, múltiplas seleções de canais, quatro barramentos de programa e sistema “mix minus” dedicado. A console se conecta a uma “blade engine", verdadeira central de processamento responsável por executar os comandos e permitir ajustes e operações remotas com agilidade e precisão. A implantação do novo sistema contou com a supervisão técnica do engenheiro Edson Mauri Schuhmacher e o apoio da Switch Broadcast, representada pelo engenheiro Thiago Carneiro, consolidando um projeto de alto padrão técnico e excelência sonora.
No ar há mais de 46 anos, a Sintonia iniciou sua operação na faixa de ondas médias (AM) e hoje opera em FM na frequência de 94,7 MHz. Na contínua busca pela melhor maneira de atender seu público, neste momento investe em tecnologia de ponta para levar a melhor qualidade de som para os seus ouvintes.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Sintonia FM