RÁDIO NO MUNDO: Confiança da indústria publicitária cresce em relação ao rádio nos EUA

Relatório aponta que 54% dos profissionais de marketing planejam manter os seus orçamentos anteriores no rádio AM/FM

21/03/2024



O Relatório de Perspectivas de Publicidade de 2024 da Mediaocean apontou um aumento da confiança da indústria da publicidade no meio rádio em um período de crescimento robusto, marcado por maiores investimentos estratégicos em marcas nos Estados Unidos. No estudo, houve também a percepção que os anunciantes estão com mais confiança no apoio aos orçamentos no rádio AM/FM, especialmente em comparação com a TV.

A pesquisa contou com mais de mil profissionais de marketing e descobriu um aumento previsto nas despesas com publicidade. Embora os níveis mais elevados de crescimento venham das redes sociais, o rádio e o áudio registram menos profissionais de marketing a planearem reduzir os gastos com publicidade neste meio do que em 2023.


No período de 2023 a 2024, a expectativa de crescimento diminuiu ligeiramente, de 25% para 24%, mas 54% planejam manter os seus orçamentos anteriores no rádio AM/FM, um aumento de 3% ano após ano. Dos profissionais de marketing pesquisados, apenas 22% planejam diminuir a publicidade em áudio – uma queda de 2% desde 2023.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


O ressurgimento da publicidade de marca é outra tendência significativa para 2024, à medida que as empresas priorizam o valor da marca a longo prazo em detrimento das conversões imediatas. Depois de um foco intenso na geração criativa e em grandes modelos de linguagem, a abordagem da indústria à IA está a orientar-se para as suas capacidades de análise de dados e otimização de processos. 

Esta é uma resposta direta à necessidade de utilização aprimorada de dados próprios devido à depreciação de sinais e ao declínio de cookies, com a IA se tornando crucial na resolução de identidade e na segmentação probabilística.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias