Congresso ACAERT terá palestra com repórter especial da Rede Record

Eduardo Ribeiro vai abordar o tema “Jornalismo, Corrupção e crise Política: Mediação e Desafios”

14/04/2016

O atual momento político e econômico no Brasil tem exigido muito profissionalismo na cobertura dos fatos pelos meios de comunicação. Os desafios de praticar o bom jornalismo, dentro desse contexto, estarão em discussão durante o 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão que acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

O assunto será debatido pelo jornalista Eduardo Ribeiro*, repórter especial da Rede Record, e principal nome da emissora nas grandes coberturas jornalísticas. Ribeiro vai comandar a palestra “Jornalismo, Corrupção e crise Política: Mediação e Desafios”.

A ideia é compartilhar um pouco dos bastidores do processo de apuração da notícia, as discussões em torno da abordagem editorial e como transmitir as informações ao público de forma precisa e responsável.

Além da questão central da palestra, Eduardo Ribeiro vai tratar também das características exigidas dos novos profissionais de comunicações no mercado de trabalho. Ele faz parte de uma nova geração de jornalistas multimídia, que produzem conteúdo para rádio, TV e internet.

A palestra “Jornalismo, Corrupção e crise Política: Mediação e Desafios” está prevista para período da tarde do dia 18/05, uma quarta-feira.

A ACAERT lembra que a palestra é aberta a todos os jornalistas, radialistas, radiodifusores e profissionais da comunicação. Veja os valores das inscrições, hospedagem e mais informações para participar do evento em: Congresso ACAERT

Eduardo Ribeiro – Breve Currículo*

(Curitiba18 de junho de 1980) é um jornalista brasileiro, repórter especial da Rede Record e principal nome da emissora nas coberturas ao vivo. Também apresenta o Jornal da Record Especial de Sábado. 

Com passagens pelo rádiointernet e televisão, Eduardo Ribeiro pertence a uma nova geração de "jornalistas multimídia" que se dedicam a diferentes meios eletrônicos.

Aos 17 anos começou no rádio como repórter e logo criou um programa sobre política e cidadania, pautado unicamente pelos ouvintes.

Foi âncora da rádio CBN em Curitiba até fevereiro de 2006 e repórter do Jornal da Band, pela TV Bandeirantes em São Paulo, até agosto de 2007.

Na Band, além de substituir com freqüência os principais âncoras da emissora nos telejornais, destacou-se realizando reportagens dentro e fora do Brasil. Em Brasília, cobriu as votações de cassação na Câmara dos deputados durante o Mensalão. Na Colômbia, mostrou as conseqüências sociais e econômicas do paramilitarismo no país. No Haiti, acompanhou o dia-a-dia das tropas de paz brasileiras e a reconstrução da política de segurança no coração do Caribe.

Em agosto de 2007 foi convidado pela TV Record para âncorar o principal telejornal do novo canal do grupo, a Record News.

Também na Record News, Eduardo comandava o premiado Link Brasil, um programa semanal que descomplicava tecnologia e internet com ajuda dos internautas e participação de especialistas.

Em fevereiro de 2012 deixou a Record News e ingressou no núcleo de reportagens especiais do Jornal da Record, ao lado de Carlos Dornelles, Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna.

Pela TV Record, participou da cobertura dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, das Olimpiadas de Londres, debates presidenciais, sabatinas, além de conduzir várias coberturas ao vivo.

Entre elas, o desastre na serra Fluminense, em 2010, o julgamento do goleiro Bruno, em 2012, a tragédia na boate Kiss, em 2013. Fez séries de reportagens para o Jornal da Record em países como Tanzânia, Marrocos, Canadá, México e Peru. Em 2016, acompanhou a visita histórica do presidente Barack Obama a Cuba.

Há quatro anos, substitui Celso Freitas durante as folgas do apresentador na bancada do principal telejornal da emissora.

Como palestrante, ministra treinamentos para instituições públicas e privadas sobre como melhorar a capacidade de se comunicar através da imprensa. Já treinou porta-vozes de empresas como LG, Dell, BIC, Citibank, Banco do Brasil, Polícia Militar, entre outras.

 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias