Entretenimento segue como um dos usos mais intensos da Alexa no Brasil

Em 2025, quase 6 bilhões de interações envolveram áudio, incluindo música, podcasts e rádios

02/02/2026

A assistente de voz Alexa vem ampliando de forma consistente sua presença no Brasil e já faz parte da rotina de milhões de pessoas. Dados divulgados pela Amazon mostram que, ao longo de 2025, cerca de 15 milhões de dispositivos com Alexa estiveram ativos mensalmente no país, refletindo a consolidação da tecnologia por voz tanto em tarefas simples do dia a dia quanto em momentos de lazer.

Um dos principais vetores desse crescimento é a expansão da chamada “casa inteligente”. Hoje, mais de 29 milhões de dispositivos conectados à Alexa estão em uso no Brasil, número 32% maior do que em 2024. Ao longo do ano, foram registradas mais de 4 bilhões de ações relacionadas a esse ecossistema, indicando que os consumidores estão cada vez mais familiarizados com o controle de equipamentos por comando de voz. Esse avanço é impulsionado pela ampla oferta de produtos compatíveis: são mais de 3.000 dispositivos de smart home disponíveis no mercado brasileiro, incluindo desde lâmpadas, interruptores e tomadas até fechaduras eletrônicas, sensores, eletrodomésticos, cortinas, aspiradores robô e até torneiras.

A automação de rotinas também ganhou protagonismo. Apenas em 2025, os brasileiros executaram cerca de 2 bilhões de rotinas na Alexa. A funcionalidade permite agrupar diferentes ações em um único comando ou gatilho automático, como horários específicos, detecção de movimento ou a chegada do usuário em casa. Além das rotinas, recursos de organização pessoal como alarmes, timers e lembretes somaram mais de 2 bilhões de interações, reforçando o papel da assistente como apoio à produtividade.

No comércio, a praticidade das compras por voz também se destacou. Foram mais de 370 milhões de interações relacionadas a buscas de ofertas, consultas de preços, acompanhamento de pedidos, gestão de listas de compras e aquisições realizadas diretamente pela assistente. A Amazon destaca que o uso desse recurso pode ser ajustado de acordo com a preferência do cliente, com opções de segurança como PIN, confirmações vocais ou até o bloqueio completo das compras por voz.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

O entretenimento segue como um dos usos mais intensos da Alexa no Brasil. Em 2025, quase 6 bilhões de interações envolveram áudio, incluindo música, podcasts e rádios. Nos dispositivos Echo Show, que contam com tela, foram registradas cerca de 700 milhões de ações relacionadas a vídeo, com destaque para comandos de abertura de plataformas como YouTube, Netflix, Globoplay e Prime Video. Entre os conteúdos mais buscados estão produções infantis como Maria Clara e JP, Patrulha Canina e Peppa Pig.

A cozinha também se tornou um espaço relevante para a assistente. Houve 35 milhões de ações ligadas a receitas culinárias ao longo do ano, um crescimento de 58% em relação ao período anterior. Atualmente, a Alexa reúne mais de 200 mil receitas, permitindo consultar ingredientes, adicionar itens à lista de compras e acompanhar o preparo passo a passo por comando de voz.

Em paralelo à expansão do uso, a Amazon reforça que os dispositivos da família Echo e Fire TV são desenvolvidos com foco em privacidade. Os usuários podem controlar o microfone, acessar e excluir gravações de voz e gerenciar diferentes configurações para ter mais transparência e controle sobre a experiência com a assistente.

Em declaração à revista Veja, Talita Taliberti, Country Manager do dispositivo de voz na Amazon, destaca o próximo passo da plataforma no cenário global. “Globalmente, o momento é integrar a Alexa com ferramentas de IA generativa, para que a interação fique mais natural”, afirma ela. Neste sentido a Amazon lançou a Alexa Plus, que já foi lançada nos Estados Unidos e está em testes no Canadá e no México. “A ‘Alexa Plus’ vai chegar ao mercado brasileiro quando estivermos prontos e orgulhosos do resultado”, diz.

Com crescimento consistente, diversificação de usos e a perspectiva de integração com novas tecnologias de inteligência artificial, a Alexa reforça sua posição como uma das principais interfaces de voz no dia a dia dos brasileiros.

Repórter: ZYDigital

Últimas notícias