DTV+: os investimentos e desafios da TV 3.0

Executivos do setor avaliam como será a migração para novo padrão, previsto para junho de 2026

19/12/2025


O Ministério das Comunicações (MCom) estima que a migração para o novo padrão da TV aberta brasileira, conhecido como DTV+ ou TV 3.0, demandará investimento inicial de cerca de R$ 3,8 bilhões.

Esse valor, de fato, se refere apenas aos investimentos para aquisição de transmissores nas 15 maiores regiões metropolitanas do País. Para isso, o governo divulgou iniciativas para viabilizar linhas de crédito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial e BNDESAinda, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destinará R$ 25 milhões para o desenvolvimento de novas aplicações.

A estimativa inicial de R$ 3,8 bilhões, segundo Cristiano Lobato Flôres, presidente-executivo da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), é consistente com as premissas e escopo do estudo “Relatório de Investimento da TV 3.0”, do Fórum SBTVD.

Esse estudo, de fato, calculou o valor para investimentos, exclusivamente, para sistemas de transmissão de TV 3.0 em grandes mercados.

DTV+: projeções realistas

Paulo Henrique Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) entende que o valor é uma projeção realista para a fase inicial de transição.

Essa fase tem foco em infraestrutura de transmissão, ou seja:

– Na substituição e instalação de transmissores de alta potência, combinadores, filtros, moduladores e core de codificação

– E demais elementos necessários para operar nas novas faixas de frequência do DTV+ no novo formato de acordo com as normas ABNT.

No entanto, Castro enfatiza que a migração envolve variáveis técnicas que podem influenciar no custo total como:

– densidade de cobertura,

– requisitos de robustez de recepção,

– maior eficiência energética e espectral

– e eventuais ajustes adicionais em infraestrutura de telecomunicações e radiofrequência, que podem aproveitar, em muitos casos, as torres existentes.

“Espera-se também que a implantação se beneficie de economias de escala, padronização de soluções e maturidade industrial, reduzindo custos unitários conforme o ecossistema se desenvolve e se organiza”, complementa o presidente da SET.

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Estimativa inicial para DTV+ não inclui conteúdo

Vale destacar que a estimativa inicial, estritamente focada na infraestrutura de transmissão, não engloba:

– produção de conteúdo nativo para a TV 3.0

–  capacitação em inteligência artificial (IA) e ciência de dados

– desenvolvimento de software e aplicativos (incluindo t-Commerce e publicidade endereçável)

– e infraestrutura de back-office e automação.

Segundo Castro, esses componentes virão depois da preparação da infraestrutura de transmissão, de acordo com a estratégia de cada radiodifusor e do apetite de experimentação e inovação em modelos de negócio e gestão da experiência do telespectador. “Esses itens estarão em desenvolvimento contínuo depois que as emissoras estiverem aptas a transmitir no novo formato”, reforça.

A Abert avalia que a estruturação de crédito com a participação de organismos multilaterais é essencial para viabilizar transição para a TV 3.0. E destaca que isso demandará grandes investimentos por parte das emissoras, ou seja, é um desafio maior para as afiliadas e as empresas de menor porte. “O risco de concentração ou assimetria tecnológica é uma preocupação”, argumenta Flôres, da Abert.

A associação, afirma, já há algum tempo atua e debate sobre a regulamentação específica e as políticas públicas de incentivo, fomento e financiamento para garantir que a transição seja feita de modo escalonado e equitativo. Nesse sentido, juntamente com a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e o Fórum SBTVD, a Abert apresentou pleito conjunto ao BNDES para a criação de programa de financiamento de longo prazo com valor inaugural de R$ 5 bilhões.

O objetivo, segundo Flôres, é oferecer prazo total de financiamento (carência e amortização) o mais alongado possível, além de taxas incentivadas compatíveis com os programas de inovação e com políticas-públicas de transformação digital a todas as entidades concessionárias e autorizatárias de rádio e televisão no Brasil.

O impulso da Copa

O início das transmissões comerciais do novo padrão de TV aberta no Brasil está previsto para acontecer concomitante à Copa do Mundo da Fifa, em junho de 2026, pelas grandes capitais do País.

Flôres enfatiza que a transição será gradual com convivência entre a TV 2.X e a TV 3.0 por um período de 10 a 15 anosMas, observa, as  cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e Brasília, são consideradas praças prioritárias para iniciar a operação em junho de 2026.

“O ciclo inicial será marcado pelo uso de conversores, enquanto as TVs integradas chegarão posteriormente, com preços sendo reduzidos à medida que houver ganho de escala”, diz Flôres.

A Copa, afirma o executivo, deve acelerar as vendas, mas que esse efeito será faseado, e não explosivo. Portanto, é o palco ideal, segundo Castro, da SET, para apresentar, em escala nacional e com forte apelo emocional, as vantagens tangíveis do DTV+.

Possibilidades da DTV+

Entre essas vantagens estão a qualidade de imagem em 4K e HDR, o áudio imersivo, com possibilidade de personalização, as possibilidades interativas com dados sincronizados e experiência mais fluida, estável e gratuita.

No entanto, o executivo pontua que, para que esse impulso inicial se transforme em ciclo contínuo de renovação, é essencial que o mercado ofereça, logo após a Copa, uma grade permanente e atrativa de conteúdos em DTV+ que justifique o investimento.

Em maio deste ano, a Globo apresentou, no Rio de Janeiro, uma estação piloto da DTV+, para demonstrar o investimento e preparação para a TV 3.0.

Recentemente, a Algar, empresa do Grupo Algar, anunciou uma parceria com a TV Integração, afiliada de Minas Gerais da Globo, para experiência de interação na TV 2.5, que já antecipa o novo padrão da DTV+.

Repórter: Meio & Mensagem

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