AIR reconduz Paulo Tonet Camargo à presidência da entidade internacional

Brasileiro é reconduzido à presidência da Associação Internacional de Radiodifusão durante assembleia que reuniu radiodifusores de todo o continente em Brasília

05/11/2025


A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) reconduziu o brasileiro Paulo Tonet Camargo à presidência da entidade para o período de 2025 a 2027. A eleição, realizada por aclamação, ocorreu nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), durante a 50ª Assembleia Geral da AIR, que reuniu empresários e radiodifusores de diversos países das Américas. A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) foi a anfitriã do encontro, que contou com delegações da Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Durante a condução dos trabalhos, o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou a importância da recondução de Tonet ao cargo. “É particularmente especial para mim e para a ABERT poder participar da recondução de Paulo Tonet Camargo para a AIR, um profissional tão dedicado aos assuntos da radiodifusão brasileira e das três Américas, especialmente na defesa da liberdade de expressão e de imprensa”, afirmou.

Durante a assembleia, foram aprovadas a criação das câmaras de Rádio e Televisão e novas vice-presidências temáticas, voltadas às áreas de tecnologia, liberdade de expressão e jurídica. Para esta última, foi nomeado o vice-presidente institucional da ABERT, Flávio Lara Resende.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Ao apresentar o balanço de sua gestão, Tonet destacou os avanços obtidos pela AIR nos últimos dois anos, como a aprovação de um documento-base para legislações sobre plataformas digitais nas Três Américas, os avanços da radiodifusão brasileira na implantação da TV 3.0 e as discussões sobre liberdade de imprensa no continente. “Queremos desenvolver alguns temas relativos à sustentabilidade do negócio do rádio e da televisão. A nova conformação de governança da AIR, com a criação das vice-presidências específicas de rádio e televisão, fará com que possamos desenvolver estudos, juntamente com o Comitê Técnico, de possibilidades de negócio para incrementar os ingressos nas emissoras das três Américas”, afirmou Tonet.

O evento, realizado ao longo de dois dias, reuniu mais de 30 empresários e executivos de rádio e televisão das Américas em sessões plenárias com apresentações sobre liberdade de imprensa, legislação e tecnologia, além de painéis sobre o cenário do setor em cada país.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias