Semanalmente o digital já alcança 75% da população; No total, o rádio chega a 86% das pessoas com 15 anos ou mais no Reino Unido
06/02/2026
O consumo de rádio no Reino Unido manteve-se em alta no último trimestre de 2025. Segundo dados atualizados pela RAJAR (Radio Joint Audience Research), cerca de 50 milhões de adultos sintonizam estações de rádio semanalmente no país. O volume total de horas escutadas chegou à marca de 1,015 bilhão de horas no período. No total da população, isso representa cerca de 86% de alcance semanal para o rádio, considerando pessoas com 15 anos ou mais. Já o rádio digital, que agrega streaming e DAB+, alcança 75% da população local.
O DAB+, que é o rádio digital via ondas terrestres, é disparado o maior responsável pelo acesso ao conteúdo de rádio, correspondendo por 42% do total da audiência do meio. Na sequência, o AM/FM segue com 25%, seguido de 19% para smart speakers, 11% de sites e aplicativos de rádios e 3% para DTV. Existe um consenso que há uma mudança contínua no comportamento da audiência em relação às plataformas de acesso. No geral, a escuta online atingiu um novo patamar, representando agora 29,8% do total, superando os formatos tradicionais de AM e FM, que juntos somam 25,4%.
O uso de smart speakers também segue em alta: 18,5% das horas totais de escuta foram via esses dispositivos, número que era de 16,1% no mesmo período do ano anterior. Dentro do segmento comercial, esse índice é ainda mais expressivo, alcançando 22,2%, superior à participação das transmissões via AM/FM, atualmente com 19,7%.
Existe também um consenso no mercado europeu que o crescimento da audiência digital em aplicativos móveis pode ampliar ainda mais o alcance do meio, considerando a grande oferta e uso desses tipos de dispositivos entre a população.
Audiência maior é a residencial
Diferente dos EUA, o padrão de consumo da Europa é parecido com o brasileiro, com a audiência residencial de rádio tendo um peso considerável na composição do consumo do meio. Isso ajuda a explicar o crescimento de dispositivos conectados como as smart speakers. No total, 62% da audiência ocorre nas casas, seguida por 26% no trajeto (nos carros) e 12% no local de trabalho/estudo/outros.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Reações do mercado local
Matt Payton, CEO do Radiocentre, comemorou o desempenho do setor: “É ótimo ver que a participação do rádio comercial segue forte neste trimestre, com o público permanecendo mais tempo sintonizado. Também é animador observar números recordes na escuta online, o que reforça que os ouvintes estão cada vez mais conectados às suas marcas favoritas em múltiplas plataformas.”
Já Kate Phillips, Chief Content Officer da BBC, comentou o desempenho do grupo: “A BBC segue como a principal marca de rádio do país, e fico feliz em saber que o público continua escolhendo passar o dia ao lado dos nossos amados apresentadores.”
Os dados fazem parte do relatório trimestral da RAJAR, que reúne informações de audiência de todas as emissoras do Reino Unido. Parte das rádios reporta números semestrais ou anuais, mas os comparativos seguem a base trimestral para maior consistência nas análises.
Comportamento do mercado e das emissoras
A RAJAR divulgou os dados referentes ao último trimestre de 2025 e trouxe uma série de movimentações importantes no comportamento das audiências de rádio no Reino Unido. Os números evidenciam o fortalecimento de grandes marcas nacionais, o crescimento de canais digitais segmentados e também retrações relevantes no mercado londrino.
Entre os destaques, a Heart manteve sua posição como a maior marca de rádio do Reino Unido, atingindo a marca de 12,71 milhões de ouvintes semanais. A emissora segue na liderança geral entre todas as estações.
A LBC UK também obteve um resultado expressivo ao registrar seu maior alcance nacional, com 3,4 milhões de ouvintes semanais. Já as redes Talk Radio e talkSPORT apresentaram crescimento consistente, tanto em alcance quanto em horas totais de escuta durante o trimestre.
No segmento de estações com programação temática, o destaque ficou com a Classic FM Movies, que quase dobrou sua audiência e viu suas horas escutadas subirem em 169%. Já a Heart Musicals registrou avanço de 37% no alcance semanal e um crescimento de 89% no tempo de escuta.
A Capital North East também apresentou desempenho positivo, com aumento de 18% em seu alcance semanal, enquanto as estações Hits Radio 90s e Hits Radio 00s continuam em expansão, ambas com crescimento superior a 20%. Já as rádios Heat e KISSTORY R&B tiveram evolução em sua audiência, ao passo que KISSTORY (tradicional) e Kerrang! apresentaram retrações.
Londres registra queda entre marcas tradicionais
O trimestre também foi marcado por reduções no desempenho de grandes estações comerciais em Londres. A Magic 105.4 caiu de 1,1 milhão para 981 mil ouvintes. A Capital 95.8 foi de 1,57 milhão para 1,49 milhão, enquanto a Heart 106.2 recuou de 1,84 milhão para 1,58 milhão. A Greatest Hits Radio, que opera na antiga frequência da Absolute 105.8, caiu de 895 mil para 695 mil ouvintes semanais.
Na contramão dessas quedas, a Hits Radio London registrou um leve crescimento, subindo de 530 mil para 554 mil ouvintes, embora ainda abaixo do patamar de 727 mil ouvintes reportado há um ano.
Repórter: TudoRádio