MCom prorroga desligamento da TV analógica até 2025

Ao todo, o sinal de TV analógica aberta seguirá em funcionamento até junho de 2025 em 1.005 cidades brasileiras. Em Santa Catarina, são 62 municípios

11/12/2023


 
Foi publicada nesta segunda-feira, 11, a portaria 11.476/23 do Ministério das Comunicações que prorroga o prazo de desligamento do sinal de TV analógica no Brasil até 2025Com a medida, o as transmissões de TV aberta analógicas podem acontecer até junho daquele ano em 1.005 cidades, das quais 721 cidades que não estão totalmente digitalizadas e outras 284 que possuem canais digitais com pendências de consignação. As demais 3.187 cidades brasileiras, nas quais foi identificado que todos os canais já estão digitalizados e não possuem pendências de consignação, encerram oficialmente as transmissões em 15 de dezembro. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.

A portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas cidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital. A portaria publicada também modifica regras para que a alteração de geradora das RTVs analógicas possa ser realizada antes da consignação do canal digital.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

 O adiamento do desligamento dos sinais analógicos visa evitar a falta de sinal para a população em municípios de pequeno porte que não possuem recepção digital satisfatória dos canais de televisão. 

Confira, abaixo, em quais cidades de Santa Catarina o sinal de TV aberta analógica seguirá autorizado até junho de 2025:

Abelardo Luz

Alfredo Wagner

Araranguá

Balneário Camboriú

Balneário Piçarras

Barra Velha

Bom Jardim da Serra

Brusque

Caçador

Campos Novos

Canoinhas

Catanduvas

Chapecó

Concórdia

Criciúma

Cunha Porã

Curitibanos

Dionísio Cerqueira

Fraiburgo

Governador Celso Ramos

Gravatal

Herval d'Oeste

Imbituba

Irineópolis

Itaiópolis

Itajaí

Itapoá

Jacinto Machado

Joaçaba

Lages

Laguna

Laurentino

Mafra

Major Vieira

Maracajá

Maravilha

Mirim Doce

Mondaí

Monte Carlo

Nova Trento

Palma Sola

Ponte Serrada

Porto Belo

Porto União

Rancho Queimado

Rio do Sul

Rio Negrinho

Santa Cecília

Santa Terezinha

São Bento do Sul

São Carlos

São Joaquim

São Lourenço do Oeste

São Ludgero

São Miguel do Oeste

Tijucas

Timbó

Tubarão

Urubici

Urupema

Videira

Xanxerê

Repórter: Tele.Síntese

Últimas notícias