Twitter lança aba dedicada às Eleições 2022

Plataforma pretende reunir conteúdo relevante sobre o processo eleitoral, assim como indicações do TSE

21/07/2022


(Crédito: Evandro Leal/ Agência Freelancer/ Folhapress)


De olho no processo eleitoral, o Twitter anunciou nesta quarta-feira, 20, a criação de uma área dedicada ao conteúdo sobre as eleições 2022 em sua plataforma. Para isso, a companhia vai usar a ferramenta "Moments". A iniciativa já está disponível e pode ser encontrada na aba “Explorar”, em Eleições 2022. Quem desejar, também poderá receber notificações quando houver um pico nas conversas. A corrida para os cargos estaduais também será contemplada no Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


No espaço, o usuário poderá encontrar as conversas mais relevantes, vídeos ao vivo de eventos eleitorais, lista de contas consideradas confiáveis que tuitam sobre as eleições, informações de utilidade pública sobre a dinâmica do processo, assim como dados sobre os assuntos mais comentados dentro do tema. A ferramenta de áudio ao vivo, Spaces, também será explorada.


“A conversa já está acontecendo e tende a crescer ainda mais”, conta Leandro Mota, líder sênior de curadoria para América Latina do Twitter. De janeiro a julho, a companhia já registrou cerca de 44 milhões de tweets sobre as eleições. O uso dos “Moments” para as Eleições é parte de um esforço da curadoria do Twitter para levar contexto e profundidade às conversas.


Para isso, a plataforma conta com um time global de mais de 150 jornalistas e um algoritmo treinado para que contas confiáveis sejam destacadas sempre que falam do assunto. Segundo dados internos, 82% dos usuários da plataforma disseram que a contextualização melhora a experiência deles. No Brasil, em 2022, mais de 5.700 conversas já foram contextualizadas.


TSE e parcerias


O Twitter também aproveitou a oportunidade para apresentar algumas de suas iniciativas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O acordo de colaboração foi anunciado em outubro do ano passado. Até o momento, oito “Moments” já foram produzidos com conteúdos em primeira mão do TSE, como os procedimentos para regularização do título e a segurança das urnas eletrônicas. A próxima ativação tratará do voto em trânsito.


Junto ao TSE, a companhia participou dos treinamentos prestados a partidos e candidatos. Mas o órgão não é o único parceiro da plataforma no processo eleitoral. A rede social está se unindo com a Politize, para criar um chatbot que vai tirar as principais dúvidas sobre eleições, política e como identificar notícias falsas. O Twitter ainda apoia veículos de checagem como a Agência Lupa e Aos Fatos.


Para além do apoio, no mês que vem, a plataforma lança sua própria campanha de educação midiática. A ideia é ajudar o usuário a consumir conteúdo de maneira responsável e informar sobre as regras do Twitter. A companhia ainda vai lançar emojis temáticos para a conversa, debates e a participação nas eleições.


Acesse a matéria original aqui.


Repórter: Meio&Mensagem

Últimas notícias