Consumo de rádio cresce 186% entre 2019 e 2021

Aparelhos digitais ajudam o rádio convencional a crescer 186%

30/05/2022


 
A pesquisa Kantar Ibope Media sobre o consumo de rádio no Brasil, realizada na última semana, aponta que o consumo do meio cresceu 186% entre 2019 e 2021. No ano do centenário do rádio no país, o crescimento estabelece um consumo animador.

Em um cenário de evolução das mídias digitais, o rádio se adaptou e se transformou intensamente nos últimos anos. Parte disso se deve à adaptação do meio em smartphones comercializados no Brasil. É o que afirma a pesquisa “Rádio online: O som do novo”. “Ter a opção de ouvir rádio online mudou como escuto meio”, responderam os entrevistados, segundo divulgado pela empresa. Esse público representa 28% dos ouvintes.


A pesquisa explica que o consumo online não se resume apenas ao rádio convencional, abrangendo também produções em áudio para plataformas digitais, como podcasts. Assim, 28% dos ouvintes do meio já aderiram ao consumo de áudio online. Os interesses variam entre conteúdos de comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%). Esse movimento aponta espaço para crescimento de canais exclusivos de imprensa, incluindo as emissoras tradicionais. O uso de aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores e tablets para execução também foi analisado.

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De acordo o Inside Radio 2021, estudo feito pela Kantar IBOPE Media, 80% dos brasileiros ouvem rádio e passam, em média 4 horas e 26 minutos acompanhando a programação. No momento, o consumo via smartphones já representava 25%.

 

Comportamento do consumidor de áudio

Com a pesquisa recente da Kantar Ibope Media de 2022, foi possível observar que houve crescimento de 86% do consumo de rádio através de smartphones, computadores e tablets, considerando os últimos cinco anos. Também foi possível contabilizar os motivos pelos quais as pessoas buscam conteúdo em formato de áudio. Para 15%, o motivo pela escolha é o tempo de tela causado pelo uso excessivo. Já para 50% dos entrevistados diz que escuta rádio ou conteúdo em áudio para desestressar. Outro ponto interessante da pesquisa é que a publicidade em áudio se destaca mais frente à televisão. Os dados registram que para 86% dos entrevistados, a publicidade em áudio tem maior convencimento que pela programação da televisão.

Repórter: Abratel

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