Desembargador acolhe entendimento da ACAERT sobre conceito de apoio cultural às Rádios Comunitárias

Decisão impactará no julgamento das ações contra atuação ilegal de radcoms em Santa Catarina

08/11/2021


 O desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes rechaçou na apelação da ACAERT contra a Associação Comunitária e Cultura de Salete a tese de que apoio cultural só não permitiria anúncio de preços e condições de pagamento. Baseado em provas apresentadas ao processo, o magistrado afirmou que “sem margem de dúvidas de que a ré (radcom de Salete) veicula propaganda comercial em seu estabelecimento”. Em seu acórdão, o desembargador decide que “não se trata de apoio cultural, mas inserções com conteúdo comercial, visando lucro tanto das empresas como da ré”. “Ante o exposto, voto por dar provimento ao recurso, de forma a julgar improcedente a impugnação ao cumprimento de sentença, prosseguindo-se a execução em seus exatos termos”.

Para o assessor Jurídico da ACAERT, Fernando Silva, a vitória é extremamente importante, pois derruba a norma (Portaria 4.334/15, do MINICOM), que autorizava qualquer tipo de apoio cultural, desde que não informasse preço e condições. “A decisão ratifica o entendimento do TJ/SC de que rádios comunitárias não podem ter cunho publicitário, portanto, fica vedada qualquer forma de apoio que tenha cunho comercial, mesmo que não cite preços e condições, bastando o tom apelativo e flagrantemente mercantil”, explicou.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Essa é uma das 101 ações ajuizadas pela Força-Tarefa da ACAERT contra rádios comunitárias que atuam ilegalmente em Santa Catarina. A liderança é do vice-presidente jurídico Humberto Ohf de Andrade, executada pela assessoria jurídica da entidade, por meio do advogado Gustavo Luft, e supervisionada pelo presidente Silvano Silva.

 

Atuação Força- Tarefa ACAERT:

 TOTAL DE AÇÕES:  101
AÇÕES NO STJ:        31
AÇÕES NO TJSC:    26
AÇÕES AGUARDANDO SENTENÇA: 31
SENTENÇAS FAVORÁVEIS: 64
LIMINARES CONQUISTADAS: 63
RECURSOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA FAVORÁVEIS: 36

VEJA TAMBÉM - 
Em decisão inédita, magistrado intima cobrança de multa de rádio comunitária que descumpriu decisão judicial

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Assessoria Jurídica

Últimas notícias