5 motivos para aumentar a presença digital da sua rádio

Com a presença digital maximizada sua rádio pode conquistar uma maior audiência e obter melhores resultados

16/07/2021

O rádio ainda é considerado o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, segundo uma pesquisa realizada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). Porém mesmo diante de tantos ouvintes, muitas emissoras têm percebido que sua audiência vem caindo nos últimos anos. Isto está acontecendo devido à mudança no comportamento da população e, principalmente, por causa da evolução tecnológica.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


(Crédito: Unsplash -https://unsplash.com/photos/KQK2F0u7WPo)

Do total de pessoas que participaram da pesquisa, 80% disse que ouve rádio através de aparelhos tradicionais. Mas 8% afirmou que prefere utilizar o smartphone para acompanhar seus programas. Este número aparenta ser pequeno, mas representa uma grande quantidade de ouvintes que as emissoras estão perdendo simplesmente por não se adaptarem às novas ferramentas tecnológicas. Lembrando que esse número também pode ser maior, dependendo de qual faixa etária da população sua emissora for focada.

Acesse a publicação original aqui.

A seguir, daremos cinco bons motivos para você aumentar a presença digital da sua rádio e expandi-la para outras plataformas. Confira:

1. O alcance da sua emissora será aumentado

Estando na internet, sua emissora poderá alcançar ouvintes de outras cidades e estados que nem sabiam que ela existia. Basta uma rápida pesquisa nos buscadores para eles a encontrarem. E como a internet é um dos meios mais baratos de se potencializar o alcance de uma marca, a emissora de rádio poderá gastar muito pouco para ficar visível para milhares de pessoas que acessam esse meio 365 dias por ano.

2. Mais ouvintes serão conquistados

Conforme dissemos no início deste post, sua rádio pode está perdendo 8% do total de ouvintes brasileiros ou até mais, dependendo da faixa etária, simplesmente por não transmitir sua programação através de apps. Ao aumentar a sua presença digital e expandir para a plataforma mobile, sua emissora conseguirá conquistar essa parcela e também aqueles ouvintes que não passam mais tanto tempo ouvindo pelo aparelho tradicional ou que já nem ouvem mais.

3 dicas para tirar o melhor proveito das promoções em sua rádio

3. Sua rádio ficará guardada na mente das pessoas

Se as pessoas se deparam constantemente com sua rádio na internet, através de seu site, blog e redes sociais ela certamente passará a ocupar um lugar especial em suas memórias. E isto fará com que os ouvintes sempre se lembrem do nome da emissora, a ouvirem constantemente e a divulgarem para seus amigos e familiares. Assim, a relevância geral da emissora será drasticamente aumentada.

4. Seu faturamento será alavancado

Com uma presença ‘sólida’ no gigante universo da internet, sua rádio certamente terá seu faturamento alavancado. Isso porque seu número de ouvintes será aumentado, assim com a sua relevância e seu alcance. Como resultado, a emissora acabará atraindo mais anunciantes, que pagarão mais para verem seus produtos ou serviços serem anunciados para uma maior quantidade de pessoas.


5. Oportunidades podem ser identificadas

Outro importante motivo para sua rádio ter sua presença digital maximizada está relacionado à identificação de oportunidades e também de erros. Pelas redes sociais, a emissora poderá interagir com o público e receber críticas construtivas. Estas ajudarão os seus gestores a corrigirem falhas e identificarem oportunidades que elevarão o padrão de qualidade da rádio a outro patamar.

12 passos para lançar um blog de sucesso para sua emissora

Ao ter a presença digital maximizada sua rádio acabará conquistando uma audiência maior e obtendo melhores resultados. O primeiro passo para aumentar a presença digital é elaborar uma estratégia de marketing digital completa, que inclua a criação de sites, blogs e redes sociais. Também é crucial planejar a expansão da rádio para outras plataformas, como a mobile, através da criação de apps para tablets e smartphones.

Repórter: Cadena

Últimas notícias