3 dicas para tirar o melhor proveito das promoções em sua rádio

Reinvente as formas de realizar promoções para agregar mais a sua emissora

14/07/2021

As promoções ainda são uma grande parte da grade de entretenimento das rádios, aliás talvez nenhum outro meio faça tantos como esse meio. A justificativa recorrente para realizar tantas promoções é aumentar o número de ouvintes. Entretanto, elas não são tão eficazes nisso. Na pesquisa do Techsurvey 2021, os ouvintes disseram o motivo pelo qual sintonizam na sua emissora favorita. E as promoções estão no final dessa lista, enquanto a maioria prefere pela facilidade de escutar ao dirigir e curtir a programação. Mesmo se os ouvintes de rádio estivessem sintonizados por causa das promoções, é raro as ocasiões em que há um aumento efetivo de audiência por causa delas.

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(Crédito: FreePik - <a href='https://www.freepik.es/fotos/musica'>)

Porém existem maneiras interessantes de usar as promoções. O jeito é repensar os objetivos e organizá-las em cima disso. Veja 3 formas interessantes de usar as promoções:

1. Capturar dados dos ouvintes

Atualmente, os anunciantes não estão apenas tentando alcançar o máximo de pessoas; eles também estão tentando alcançar as pessoas certas. Se eu sou o proprietário de uma empresa localizada em certa cidade, não adianta muito alcançar os ouvintes fora dela. Embora as emissoras não possam usar suas ondas para atingir os consumidores com tanta precisão, elas podem usar ferramentas digitais para atingir os consumidores. As promoções podem ajudar a construir um banco de dados com essas informações.

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Os formulários de inscrição podem ser usados para capturar dados do ouvinte, incluindo nomes, idades, gêneros, CEPs e, o mais importante, endereços de e-mail. Para fazer isso, obtenha essas informações de todos que participam do concurso, não apenas das pessoas que o vencem.

 2. Gerar conteúdo

 As promoções tem que ser atraentes para as pessoas que escutam, mesmo que não participem. A maioria das pessoas podem não participar, mas ainda assim irão sintonizar para escutar.

Embora elas possam ser usadas ​​para gerar conteúdo no ar, hoje elas também podem ser usadas ​​para gerar conteúdo on-line. Por exemplo, para ganhar ingressos para um evento esportivo local, a rádio pode pedir aos ouvintes postarem selfies em que estão vestindo as camisas do time. Essas fotos podem ser compartilhadas no site da emissora e nas contas de mídias sociais. Procure também maneiras de gerar conteúdo digital através das promoções, compartilhamento em stories, postar fotos, indicar amigos, há várias alternativas que podem agregar.

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 3. Gerar receita

 As rádios exibem vários relatórios porque têm patrocinadores dispostos a pagar por eles, seja de tempo, comércio, etc. E se isso funcionar dentro do seu veículo de comunicação, é um motivo perfeitamente legítimo.

 A mesma justificativa pode ser aplicada às promoções: você deve realizar promoções se puder encontrar uma maneira de gerar capital com elas. Na era digital, podemos capturar dados e criar conteúdo como incentivos para atrair patrocinadores. Por exemplo, compartilhe os endereços de e-mail dos participantes com o patrocinador da promoção (cheque com sua equipe jurídica se tem permissão necessária para fazer isso). Faça conteúdos com base em produtos de seus clientes, e incentive-os a comprar e usar. Você pode usar esses novos métodos para fornecer mais valor aos clientes de sua emissora.

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Os concursos de rádio não são mais o que costumavam ser, mas isso não significa que precisem cair no esquecimento. Em vez disso, é hora de as rádios repensarem os motivos pelos quais estão realizando promoções e redesenhá-los com um ou mais desses objetivos em mente.

 Acessa a publicação original aqui.

Repórter: Jacobs Media Strategies

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