ACAERT mobiliza emissoras para o Dia do Rádio, comemorado no dia 13 de fevereiro

Durante a semana, a entidade e associadas veiculam spot e postam campanha em redes sociais

04/02/2021


“Rádio se faz com o coração”. É com esse mote que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT destaca o Dia Mundial do Rádio, a ser comemorado no dia 13 de fevereiro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, que este ano traz o tema “Um Novo Mundo, Um Novo Rádio: Evolução, Inovação e Conexão”.

Para marcar a data, a ACAERT disponibilizou para as emissoras spot de um minuto a ser veiculado na programação das associadas durante toda a semana. Além disso, material para postagem nas redes sociais e figurinhas para o whatsapp. A criação da campanha é da Agência GDI, de Joinville.

“Estamos incentivando o engajamento das emissoras para comemorar uma data tão importante para o rádio mundial”, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

 Sobre a data

A data foi instituída pela Unesco em 2011 e desde então, todos os anos a entidade escolhe um tema para marcar a celebração. A entidade sugere uma série de ações para quem quiser ampliar essa celebração. A rádio das Nações Unidas foi criada em 13 de fevereiro de 1946. A data foi, portanto, uma escolha natural para celebrar esse meio de comunicação de massa. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

Por que criar um dia para o rádio? Porque o rádio é um meio de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Ele sempre continua transmitindo quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.

 O objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

Baixe o material completo aqui


ACAERT · RÁDIO DE SE FAZ COM O CORAÇÃO

Reporter: ACAERT

Últimas notícias