Cinco personalidades do mercado de comunicação receberam a Comenda ACAERT

Honraria foi outorgada na abertura do 14 Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

12/08/2010

A Comenda Acaert é uma honraria da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão criada para homenagear radiodifusores e profissionais que contribuíram para a valorização do segmento. A homenagem sempre faz parte da cerimônia de abertura dos Congressos Estaduais.

Na cerimônia de abertura do 14 Congresso, cinco personalidades receberam a Comenda: José Correia Amorim (Rádio Cultura – Xaxim), Edison de Andrade (Rádio Super Difusora – Rio do Sul), José Eli Francisco (Sindicato dos Radialistas de Joinville) Ivan Oreste Bonato do Grupo Catarinense de Rádio e Derly Massaud de Anunciação, secretário de comunicação do governo do Estado.

Repórter Sílvio Loddi - RNA
Fotos: Josiele Maria


Edison Andrade recebe Comenda do prefeito de Joinville, Carlito Merss e do governador Leonel Pavan

EDISON DE ANDRADE –
Nasceu em 1º de outubro de 1945, em Rio do Sul, Santa Catarina. É formado em Administração de Empresa e em Jornalismo pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) e está no último semestre do curso de Psicologia, devendo se graduar também nesta área em 2011. É Diretor Presidente da Rádio Difusora Alto Vale Ltda, razão social de duas emissoras de rádio na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a Amanda FM e a Super Difusora.
Trabalha no rádio desde a década de 60, iniciando seus trabalhos como servente na Rádio Mirador e, a partir de 1967, foi contratado pela então Emissora Rural de Rio do Sul, que na época pertencia a Igreja Católica. Logo na década de 70, adquiriu a emissora em que trabalhava formando a atual Super Difusora AM. No início da década de 80, foi o responsável pela entrada no ar da Amanda FM. Suas emissoras atuam hoje com perfis bastante definidos: a Super Difusora AM foca o jornalismo enquanto a Amanda FM é uma rádio musical, no segmento popular.
É um jornalista atuante, polêmico, “sem papas na língua”. Na década de 70, foi preso pela ditadura militar. Responsável por idéias inovadoras que ajudam a desenvolver o Alto Vale do Itajaí. Destaque para a criação do Hospital Regional, a constante busca pela excelência nos serviços públicos e a defesa assídua da iniciativa privada tomando o lugar do estado em virtude da sua competência e busca pelos resultados.
Não é filiado a nenhum partido político, faz jornalismo de uma maneira única, muitas vezes inclusive em conflito com interesses comerciais de sua própria empresa. Tem o rádio no seu sangue, porque vive única e exclusivamente dele, e incentiva sua empresa familiar a buscar novas tecnologias e novos modelos de negócios, porém todos voltados para o rádio. Apesar de fazer parte da época "romântica do rádio", sabe que a evolução é necessária e fundamental mesmo para as rádios do interior em virtude do surgimento de novas plataformas de mídia. Tem dois livros publicados: “Escola de Líderes” e “A Imprensa por Dentro”.
Atualmente Edison é responsável pelo editorial do site www.superdifusora.am.br e ainda faz comentários diários na Super Difusora com o quadro “Opinião”, além de ser o jornalista responsável de suas duas emissoras.
Casado com Marise Ohf de Andrade, pai de três filhos: Edison, Humberto e Heloisa.


IVAN ORESTE BONATO -

Nasceu em 07 de dezembro de 1937 em Herval D'Oeste, Santa Catarina. Formado em Ciências Econômicas e em Agronomia, ambas na Universidade do Paraná. Na vida pública, foi secretário Estado da Fazenda, de março de 1975 a fevereiro de 1982. Senador da República, de janeiro de 1986 a outubro de 1987, com mandato de suplente de senador de fevereiro de 1983 a fevereiro de 1991.
Foi vice-presidente da empresa Perdigão S.A., de 1984 a 1993, presidente de Bonato Couros S.A., até 24/09/1998 e presidente de Bonato S.A., até 30/08/2003. Na área de comunicação, é presidente da Rede Catarinense de Rádio. Sócio fundador da Rádio Transoeste Ltda., de Joaçaba e da Rádio Líder do Vale Ltda. de Herval d´Oeste.
Sócio fundador da Televisão Joaçaba Ltda. - TV Catarinense de Joaçaba e da Firenze Ltda. - TV Barriga Verde de Florianópolis. Vice-presidente da ABERT, de 1.993 a 2.006. Fez parte do Conselho Consultivo da ACAERT.
Casado com Maria Odete Brandalise Bonato, tem dois filhos: Rodrigo e Valéria.


JOSÉ CORREIA DE AMORIM -
Nasceu na cidade de Gravatá, em Pernambuco, na zona rural, em 11 de novembro de 1940, mantendo até hoje a propriedade herdada de seus pais. Aos seis anos de idade, mudou-se para a cidade pernambucana de Barreiros, onde concluiu o curso ginasial. Na oportunidade, em razão de participação na política estudantil, foi eleito presidente do grêmio estudantil, com participação em congressos estudantis interestaduais.
Cursou parte do segundo grau no Colégio Carneiro Leão, na cidade de Recife. Participou ativamente dos movimentos estudantis na capital junto a União dos Estudantes Secundários de Pernambuco, sendo membro e fundador da Academia Pernambucana Estudantil de Letras.
Concluiu o segundo grau no colégio Central da Bahia, continuou as atividades estudantis tendo presidido o 10º Congresso Estadual de Estudantes da Bahia, também participando da Academia Baiana Estudantil de Letras. Fez o curso de Direito na Universidade Federal de Passo Fundo, tendo concluído em 1968.
Rotariano desde 1970, tendo sido por quatro vezes presidente do Clube e, governador do distrito 4740 de ROTARY INTERNATIONAL, nos anos 2002/2003.
Foi presidente do Diretório Municipal do Partido Democrático Social de Chapecó e do Partido da Social Democracia Brasileira, candidato a prefeito de Chapecó em 1982 e a deputado federal.
Diretor Jurídico da Associação Chapecoense de Futebol, diretor Secretário e consultor Jurídico da Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Presidente da Sub Seção de Chapecó da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro estadual e distrital da Ordem dos Advogados do Brasil, secional de Santa Catarina.
Radiodifusor desde 1973, tendo adquirido a Rádio Cultura de Xaxim Ltda, que neste ano completou 50 anos de fundação. Também é agropecuarista, criador da raça Nelore, no sudoeste baiano e reflorestador, no município de Mangueirinha, no Paraná. Sócio majoritário da Moradia Imóveis Ltda.
Casado com Eliane Luzia Lunardi de Amorim, ele é pai de duas filhas: Karen e Candice. Tem dois netos: Aleczander e Leonardo.


JOSÉ ELI FRANCISCO –
Nasceu no dia 2 de abril de 1944, na localidade de Rio Pequeno, no município de Camboriú, Santa Catarina. Com dois anos de idade, mudou-se com a família para Joinville. Aos 14 anos, começou sua carreira no Jornal “A Notícia”, no dia 04 de março de 1959. Migrou logo depois para o rádio. O programa “Show das Dez” o projetou como grande comunicador.  Em 1976, ganhou o “Troféu Manoel de Nóbrega” – de importância nacional. Desenvolveu inúmeras atividades sociais. Fundou em 1989, com vários colegas o Sindicato dos Radialistas Profissionais e Empregados em Radiodifusão e Televisão da Região Norte/Nordeste de Santa Catarina. Ocupa hoje o cargo de Diretor de Educação da Federação Nacional de Rádio e Teçevisão – FENARTE – com sede em Brasília. Incentivou o plantio de Ipês-amarelos. Distribuiu em campanhas com entidades sociais, escolas, câmaras junior , etc. mais de 50  mil mudas e , o resultado acontece quando chega a primavera.
Apaixonado por Joinville, foi uma dos incentivadores para popularizar o Hino de Joinville, de autoria do querido ‘Zininho” autor do Rancho de Amor a Ilha. É fã do cantor Roberto Carlos com quem ainda mantém estreita amizade. Soube admirar e se emocionar com a Mãe Abigail . Foi ele quem a descobriu num de seus programas de rádio. Logo foi conhecida em todo o Brasil por adotar hoje mais de 50 crianças rejeitadas pela sociedade.  Lançou então campanhas para construir o seu lar.
Através de seu esforço conseguiu juntar comunicadores de rádio, jornal e televisão para uma campanha, que salvou do abismo o Hospital Bethesda – de Pirabeiraba. A “Festa da Solidariedade”, da AJOS teve apoio fundamental deste profissional. Incentivador dos poetas joinvillenses, editou dois livros de coletâneas: “Show das Dez I e II”. Colaborou com os jornalistas Ricardo Medeiros e Lúcia Martins, como historiador do livro “História do Rádio em Santa Catarina”.
Institui o “Troféu Ipê Amarelo”, entregue a pessoas que se projetam no campo social. Colaborou para a criação do Museu da Imagem e do Som em Joinville, dando parte de seu arquivo particular. O Sindicato mantém uma sala no Centro de Eventos Cau Hansen, com fotos e documentos de profissionais do rádio, jornal e televisão.
Construiu uma recreativa, composta de auditório, refeitório e uma cancha polivalente. A única do país dedicada a radialistas, mas ocupadas pelos demais colegas de todas as áreas de comunicação. Mantém há 12 anos um programa na TV da Cidade, que resgata a cultura da cidade. É colaborador do Instituto Caros Ouvintes.  Casado com Dona Eleana, é pai de dois filhos: Roberto e Kátia. Tem três netos: Ricardo, Talita e Roberta.


DERLY MASSAUD DE ANUNCIAÇÃO
Com formação em Administração de Empresas, direcionou sua carreira para o segmento da comunicação, atuando na gerência e direção geral de vários veículos de comunicação: TV Difusora, Jornal Zero Hora, Jornal de Santa Catarina e Diário Catarinense.
Como complemento de sua formação, fez vários cursos, como: Direção Estratégica, Recursos Humanos, Desenvolvimento Empresarial, bem como o de extensão na Kellogg Graduate School of Management, em Chicago. Realizou estágios e visitas de aprendizado nos principais jornais do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, França e Espanha.
Recebeu várias importantes premiações, como Marketing Men (1992), Homem de Marketing SC (1996), Marketing Best (1997), Top de Marketing Nacional (1988, 1996 e 1997), Profissional Propaganda do Ano (1996) e Publicitário do Ano (1996 e 2004).
Trabalhou a serviço do Estado de Santa Catarina de janeiro de 2003 a junho de 2006, quando exonerou-se para coordenar a Campanha de Reeleição do Sr. Luiz Henrique da Silveira; retornando, após a vitória nas urnas, para um segundo mandato – 2007 a 2010. Atualmente é Presidente do Conselho Administrativo na CELESC e Conselheiro na ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil).

Últimas notícias