Segundo o IBGE, 96,5% das residências catarinenses são conectadas
28/07/2025Santa Catarina alcançou o segundo maior percentual de domicílios com acesso à internet no Brasil, com 96,5% das residências conectadas. O dado, referente a 2024, foi divulgado pelo IBGE por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O estado ficou atrás apenas do Distrito Federal e superou a média nacional, que é de 93,6%.
O levantamento aponta também que 95,6% dos domicílios catarinenses utilizam internet móvel, colocando o estado em terceiro lugar no ranking nacional nesse critério. Entre 2016 e 2024, o número de residências com internet em SC cresceu mais de 53%, considerando todas as formas de conexão — como banda larga, móvel e satélite.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
No mesmo período, aumentou significativamente o número de domicílios com acesso tanto à banda larga fixa quanto móvel, o que indica maior qualidade e diversidade na conexão. A pesquisa também mostra mudanças no uso da internet: cresceu o uso para serviços bancários e compras online, enquanto o acesso às redes sociais teve aumento mais modesto.
Apesar dos avanços, ainda há desigualdades no estado. Enquanto a cobertura média total por rede móvel e fibra óptica é de 92,3%, nas áreas rurais esse índice cai para 50,8%. O governo estadual reconhece o desafio e afirma estar desenvolvendo estudos para ampliar a inclusão digital no interior, visando melhorar o acesso, a renda e o desenvolvimento das comunidades mais afastadas.
A PNAD Contínua é uma das principais ferramentas para compreender a realidade socioeconômica das regiões do país, e o módulo sobre tecnologia ajuda a medir os níveis de inclusão digital, o acesso a serviços e as transformações nos hábitos de consumo e trabalho.
Repórter: Anatel