Publicidade no rádio resulta em alto engajamento e influencia consumidores, indica estudo da Katz

Análise com dados da Nielsen revela que um em cada quatro consumidores que reagiram a anúncios foi influenciado pelo meio

23/06/2025


A publicidade está em toda parte. Somos expostos a anúncios em conteúdos que escolhemos ouvir (rádio, transmissões de áudio e podcasts), assistir (TV, transmissões de vídeo, redes sociais e sites), ler (jornais, revistas, newsletters, e-mails e correspondências) e também nos ambientes que frequentamos (outdoors, painéis digitais e estádios ou arenas). Mas o que acontece depois que os consumidores são expostos aos anúncios – e como o rádio se destaca nesse cenário?

No Brasil, há poucos dados sobre isto mas podemos olhar o mercado americano como um indicador de tendências. É o caso de um estudo da Katz que analisou os dados mais recentes da Nielsen Scarborough sobre estes diferentes canais para a publicidade e os consumidores que tomaram alguma ação como resultado dessas exposições.

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No mercado americano, dois terços dos consumidores afirmam ter tomado alguma ação como resultado de um anúncio nos últimos três meses. E um em cada quatro desses consumidores relata ter agido especificamente com base em anúncios de rádio. Essas ações podem incluir recomendar algo para outras pessoas, interagir ou seguir marcas nas redes sociais, visitar um site, ir a uma loja física ou até mesmo realizar uma compra. Embora não se saiba exatamente a qual marca ou mensagem esses consumidores responderam, sabe-se que aqueles influenciados por anúncios de rádio são altamente engajados em várias categorias, tornando-se especialmente vantajosos para as marcas – e mais valiosos do que os adultos influenciados por anúncios em geral.


Consumidores impactados por anúncios de rádio são mais propensos a gastar com apostas esportivas, viagens, automóveis, cinema e varejo do que o adulto médio – e até mais do que outros consumidores influenciados por publicidade em geral.

Os consumidores influenciados por anúncios de rádio são 68% mais propensos do que o adulto médio a participar de apostas esportivas, ficando 56 pontos percentuais acima do consumidor influenciado por publicidade em geral. Também são mais propensos a estar no mercado para adquirir um veículo de luxo do que o adulto médio (+19%), enquanto o consumidor influenciado por publicidade em geral apresenta um acréscimo de apenas +4%, uma diferença de +15 pontos a favor do rádio.

No setor de varejo, os consumidores impactados por anúncios de rádio são +15% mais propensos a comprar um console de videogame do que o adulto médio, enquanto o consumidor influenciado por publicidade em geral apresenta uma sub-representação de -2%.

Padrões semelhantes se mantêm em outras categorias de consumo, nas quais os consumidores influenciados por anúncios de rádio lideram com margens de dois dígitos em relação ao adulto médio e também aos demais adultos impactados por publicidade. Isso faz dos ouvintes de rádio um dos públicos mais rentáveis para as marcas.

Repórter: ZYDigital/Katz

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