Publicidade no rádio gera mais engajamento e conversão, aponta estudo

Análise da Katz mostra que ouvintes impactados por anúncios radiofônicos são mais propensos a comprar e recomendar marcas

09/05/2025


Um levantamento recente conduzido pela Katz, com base em dados da Nielsen Scarborough, revelou que os anúncios veiculados no rádio têm se destacado por sua capacidade de gerar ações entre os consumidores. A análise mostra que um a cada quatro adultos que tomaram alguma atitude motivada por publicidade nos últimos três meses, o fizeram a partir de uma inserção no rádio.

De acordo com o estudo, essas ações incluem desde recomendações a outras pessoas e interações nas redes sociais até visitas a sites, lojas físicas e compras efetivas. O destaque fica por conta do perfil desses ouvintes: os consumidores influenciados por anúncios de rádio apresentaram maior propensão a gastar em diversas categorias, superando inclusive o comportamento de outros adultos também impactados por publicidade em diferentes meios.

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O relatório aponta que esse grupo tem 68% mais probabilidade de se envolver com apostas esportivas em comparação ao adulto médio, um índice 56 pontos superior ao observado entre consumidores influenciados por anúncios de forma geral. No setor automotivo, há 19% mais probabilidade de estarem no mercado por um carro de luxo, frente a apenas 4% do índice registrado entre o público impactado por outros canais.

No varejo, o padrão se repete: consumidores impactados pelo rádio têm 15% mais chance de adquirir consoles de videogame, enquanto o grupo geral de influenciados por publicidade apresenta desempenho inferior à média (-2%).

A análise reforça o potencial da publicidade no rádio em impactar decisões de marca e aponta o meio como uma das ferramentas mais eficazes para alcançar públicos com alto potencial de consumo. Segundo a Katz, o rádio segue sendo um canal de alcance massivo e influência diária, sendo estratégico para campanhas voltadas a resultados concretos.

Repórter: TudoRádio

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