Investimento publicitário cresce 10,4% em 2023, aponta Cenp-Meios

TV aberta ainda lidera bolo publicitário. Investimento em Rádio cresceu

20/03/2024


 
O balanço anual dos investimentos em mídia realizado pelo Cenp-Meios aponta que, em 2023, o mercado brasileiro teve um crescimento de 10,4% em comparação com o ano anterior. No relatório anterior, divulgado em dezembro, que correspondia ao período de janeiro a setembro de 2023, o Cenp-Meios já indicava um crescimento próximo aos dois dígitos. Naquele período, o mercado publicitário nacional havia registrado um aumento de 9,8% nos investimentos em comparação com o mesmo período de 2022.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Cenp-Meios as 336 agências que fazem parte do relatório reportaram um movimento de R$ 23,4 bilhões em compra de mídia. Para efeitos de comparação, em 2022 o Cenp-Meios havia registrado um montante de R$ 21,2 bilhões em compra de mídia. Naquele ano, 326 agências enviaram informações para o relatório.

De acordo com a análise do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), o ano de 2023 foi marcado pela recuperação dos investimentos em compra de mídia, que foram mais robustos do que em 2022, período que contou com Copa do Mundo e Eleições.

 Em 2022, o relatório do Cenp-Meios apontou crescimento de 7,6% em comparação com o ano anterior, 2021. Em comunicado, Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, diz que os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes sinais de resiliência. “Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a proteção dos investimentos em 2024”, acredita Lara.

Internet cresce e quase empata com a TV aberta

Diferentemente de todas as edições anteriores do Cenp-Meios – e também de outros indicadores do mercado que aferiam os investimentos em mídia – a TV aberta não é mais a líder soberana da maior fatia do bolo publicitário. Em um movimento que já vinha se desenhando nos painéis anteriores do Cenp-Meios relativos à 2023, a TV aberta e a Internet passaram a dividir fatias bem parecidas dos investimentos feitos em publicidade no País. De acordo com o relatório do Cenp-Meios, a TV Aberta ainda está na liderança, com 39,6% do total de investimentos em mídias feitos no Brasil no ano passado.A Internet, no entanto, ficou com uma fatia bem próxima, alcançando 38,2% de share.

Em valores absolutos, a TV aberta gerou um movimento de R$ 9,282 bilhões em compra de mídia em 2023. Embora seja bem superior à quantia movimentada pelo meio em 2022 (R$ 8,863 bilhões), em termos de share, a TV aberta ficou com uma fatia menor no ano passado do que a que possuía em 2022 (41,7%). Já a Internet cresceu não apenas em share (indo de 35,7% em 2022 para 38,2% em 2023) como também em verbas arrecadas. Em 2022, o Cenp-Meios apontou um movimento de R$ 7,591 bilhões enquanto no ano passado, o montante subiu para R$ 8,964 milhões.

 OOH e Rádio crescem em investimentos publicitários

 O painel de 2023 do Cenp-Meios também registrou crescimento dos meios Out-of-Home e Rádio.

O OOH, que havia angariado R$ 2,160 bilhões em compra de mídia em 2022, terminou o ano passado com uma movimentação de R$ 2,539 bilhões.

 Em termos de share, o OOH também cresceu, indo de 10,2% em 2022 a 10,8% em 2023.

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O Rádio também registrou crescimento em 2023, terminando o ano com uma movimentação de R$ 975 milhões em compra de mídia. No ano anterior, o meio havia registrado o montante de R$ 778 milhões.

 Em termos de share, o Rádio cresceu de 3,7% em 2022 para 4,2% em 2023.

Repórter: Meio & Mensagem

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