Copa do Mundo: veja marcos das transmissões na radiodifusão

O rádio e a TV acompanham a história de amor nacional pelo futebol

28/11/2022



Que a Copa do Mundo é o evento responsável pela maior reunião de torcedores brasileiros, não é novidade. Famílias e amigos se juntam para acompanhar aos jogos e torcer por um novo título mundial para o Brasil. Mas você sabe quais Copas marcaram a radiodifusão no país? A gente te conta.

 

Foi apenas na 3ª edição da Copa do Mundo, em 1938, que o campeonato foi transmitido via Rádio. Sediada na França e marcado por diversas manifestações políticas e pós-guerra, poucas seleções competiram. Bélgica, Holanda, Hungria, Noruega, Polônia, Romênia, Suíça, Tchecoslováquia, França, Itália, Brasil, Cuba e Suécia se enfrentaram pelo título. Brasil e Tchecoslováquia empataram com 1X1 em um dos jogos mais violentos da história, a “Batalha de Bordeaux”. O jogo teve três expulsões, 14 contundidos e dois jogadores tiveram fraturas. No jogo-desempate, o Brasil venceu por 2X1. Infelizmente, fomos eliminados pela Itália, que conquistou seu bi-campeonato. Esta edição marcou o país por ser a primeira em que os brasileiros se reuniram, através do rádio, para acompanhar o mundial. Entretanto, o aparelho ainda não era tão acessível. Com isso, o número de pessoas impactadas pelas transmissões foi tímido.

 

A Copa do Mundo de 1970, realizada no México, foi um marco ainda maior na história da radiodifusão brasileira. Pela 1ª vez, o país pode acompanhar uma transmissão ao vivo pela televisão e a paixão brasileira pelo esporte se fortaleceu. Foram diversas reuniões para acompanhar cada movimento realizado pelos craques Félix, Everaldo, Clodoaldo, Rivellino, Jairzinho, Pelé e Tostão. Comandados por Zagallo, a seleção conquistou seu tri-campeonato.

 

Para isto, a Embratel programou exibições dos jogos em cinemas e em outros locais públicos, contando com uma equipe de 40 pessoas para coordenar a transmissão via satélite Inter-Sat III F-6, que fica na altura de Fernando de Noronha. Foram usadas 6 câmeras: 1 atrás de cada gol, 3 ao longo de um dos lados do campo e 2 no estúdio do estádio. Cerca de 54 milhões de brasileiros acompanharam os 11 jogos transmitidos ao vivo. 


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

 

As outras partidas foram exibidas em formato vídeo tape (VT), às 23h, simultaneamente para Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. As demais cidades receberam as transmissões por vias aéreas ou via Embratel. Estima-se que esta edição foi vista por 700 milhões de espectadores ao redor do mundo.


Dentre as mais recentes, a edição realizada na Rússia, em 2018, foi a que teve maior audiência já registrada. Foram 3,5 bilhões de telespectadores, de acordo com a Fifa. Só a final, entre França e Croácia, obteve 1,12 bilhão.

Repórter: ABRATEL

Últimas notícias