Presidente veta identidade profissional de radialista

De acordo com a justificativa, medida foi tomada por ser considerada inconstitucional e por contrariedade ao interesse público

15/06/2022


 


 

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei no 153, de 2017, que tinha, entre suas atribuições, criar a Identidade Profissional de Radialista. Segundo a justificativa do veto, a emissora do documento incorre em vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público, já que deveria ser feito pelo sindicato da categoria.

O veto foi publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. Na mensagem enviada ao Senado Federal, Bolsonaro alegou consultou o Ministério do Trabalho e Previdência e a Advocacia-Geral da União (AGU) e houve a sugestão de veto total do projeto de lei, já que a proposição legislativa previa a emissão diretamente pelo sindicato da categoria, com validade em todo território nacional como prova de identidade para todos os efeitos.

 Além disso, o projeto de lei também estabelecia que, na hipótese de o radialista não ser associado a um sindicato da categoria, faria jus à carteira de radialista, desde que habilitado e registrado perante o órgão regional do Ministério do Trabalho e Previdência, nos termos da legislação que regulamenta a atividade profissional. Com isso, a AGU e Ministério do Trabalho enxergaram vício de inconstitucionalidade no projeto de lei e contrário ao interesse público, pois a emissão não é de competência das entidades sindicais.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Por fim, segundo a justificativa do veto, a medida vai de encontro ao esforço do Governo federal para a unificação do registro de identidade. A emissão do documento também aumentaria os gastos e a burocracia para todos os segmentos da sociedade brasileira, porque todas as bases de dados e os procedimentos que necessitam da confirmação de identidade do cidadão precisariam se adequar, o que poderia gerar mais complexidade à situação documental e cadastral no País.

Repórter: Tudoradio.com

Últimas notícias