O Rádio no mundo - Publicidade se aproxima do nível pré-pandemia na França. Anunciantes retornam ao rádio

Retorno dos anunciantes ocorre em praticamente todos os formatos de mídia. Recuperação do mercado no país europeu ocorre de forma gradativa

17/05/2022


Veículos especializados na cobertura sobre a mídia francesa estão destacando a recuperação gradativa do mercado publicitário local. Segundo um levantamento do IREP, o investimento em anúncios no país europeu se aproxima do seu nível pré-crise da covid-19. O crescimento geral foi de 13,7%, na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 com o de 2021. E 12,2% na comparação ao 1º trimestre de 2019. O rádio francês é um dos beneficiados nessa retomada, seguindo o mesmo movimento observado em vizinhos como a Alemanha e o Reino Unido. Acompanhe.

O levantamento mostra dados agregados dos "5 meios de comunicação", ou seja, imprensa, rádio, cinema, televisão e publicidade exterior (incluindo as respetivas receitas digitais). A conta total mostra um crescimento de 13,9% na comparação com o 1º trimestre de 2021, mas ainda está 4,7% mais baixo do que o volume registrado no 1º semestre de 2019. No recorte para o rádio, o meio está bem próximo do período pré-pandemia, tendo hoje com um volume apenas -0,9% abaixo (menor distância entre todos os meios de comunicação).

Já a receita digital líquida de televisão, impresso e rádio registrou um forte impulso de 22,9% em relação ao 1º trimestre de 2021 e superou em muito o 1º trimestre de 2019, com um crescimento de 47,4%. Segundo o levantamento BUMP, que conta com dados da Kantar, IREP e France Pub, o período atual marca "o grande retorno dos anunciantes", totalizando 36.276 anunciantes na França em todos os meios listados, sendo 1.282 para rádio.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Há um crescimento de 55,4% na quantidade de anunciantes no rádio na comparação com o 1º trimestre de 2021, estando 12,2% mais baixo do que em 2019. E sobre o volume de publicidade no rádio, houve um crescimento de 5,5% na duração das campanhas em relação ao primeiro trimestre de 2021 e o meio está apenas 4% abaixo em relação ao primeiro trimestre de 2019.

 Para chegar ao nível pré-pandemia, é necessário que 457 anunciantes retomem suas campanhas no veículo. E isso parece ser uma possibilidade cada vez mais certa, já que o retorno dos anunciantes tem sido gradativo.

 

Com informações do portal Lalettre.pro, Kantar, IREP e France Pub

Reporter: Tudoradio.com

Últimas notícias