Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália

Dados relativos à receita publicitária mostra que o rádio australiano segue avançando de forma significativa nos principais mercados locais

04/05/2022

(Crédito: Unsplash)

As notícias sobre o atual momento do rádio também continuam positivas lá do outro lado do planeta. O rádio da Austrália, que já vinha de um crescimento consistente no faturamento publicitário, renovou essa marca e registrou um recorde histórico de audiência. Segundo medições recentes, o rádio comercial australiano alcançou 11,6 milhões de ouvintes sintonizados a cada semana, considerando as principais áreas metropolitanas do país. Isso significa um avanço de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A pesquisa da audiência de rádio é feita pela GfK e considera os principais mercados australianos, como Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Nessas áreas metropolitanas, o rádio registrou a marca histórica de 11,6 milhões de ouvintes por semana, número relacionado ao período de fevereiro a abril deste ano. Isso resulta em 2,5% a mais na comparação com o mesmo período de 2021.

Já em faturamento, o rádio australiano segue avançando: de acordo com dados compilados pela Milton Data e divulgados pela CRA (Commercial Radio Australia), a receita de publicidade para estações de rádio comerciais metropolitanas aumentou 3,2% no trimestre de março de 2022, totalizando US$ 158,347 milhões.

Sidney, principal mercado australiano em população, avançou acima da média, com crescimento de 5,1% ano a ano, resultando em US $47,271 milhões no trimestre de março. Já Melbourne, que contou com um crescimento menor (1,7%), mas registra o maior valor absoluto em receitas entre as principais regiões metropolitanas (US$ 53,026 milhões). 

Esse movimento positivo do rádio australiano já era acompanhado pelo mercado internacional. Em março passado o tudoradio.com chegou a repercutir o crescimento em receita das estações da Austrália no início de 2022, movimento que foi mantido, segundo os levantamentos mais recentes. 

Veja também: Rádio amplia receita publicitária na Alemanha e também na Austrália

“É ótimo ver a forte recuperação do rádio com o rádio comercial liderando o caminho, alcançando níveis recordes de audição de rádio e crescimento constante da receita”, declara o CEO da Commercial Radio Australia (CRA), Ford Ennals, em reportagem veiculada pelo portal australiano Radio Today.

Repórter: Tudorádio.com, com informações do portal RadioToday

Últimas notícias