Semana Estadual do Rádio inicia com a mobilização das emissoras nas escolas

A ação do “Rádio na Escola” propõe inserir os estudantes no universo do rádio

20/09/2021

Iniciou nesta segunda-feira (20) a mobilização nas escolas pelas emissoras associadas da ACAERT, referente à primeira Semana Estadual do Rádio. Com o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”, a proposta do “Rádio na Escola” é levar peças promocionais que convidem estudantes, de 10 a 15 anos, das Redes Públicas e Particulares de Educação, a conhecerem o mundo do rádio.


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail



Rádio Catarinense FM de Joaçaba com o projeto Rádio nas escolas, com alunos da escola Mercedes Luiza do Nascimento. (Crédito: Rádio Catarinense)


Com bate-papos, oficinas e palestras inspiradoras, as emissoras contam com um material personalizado para promover a ação. Camisetas, copos, brindes e uma cabine estilizada, que lembra um estúdio de rádio, onde os alunos gravarão um podcast.


As ações acontecerão no decorrer de toda a semana. A data entrou para o calendário oficial de Santa Catarina, pela aprovação de lei na Assembleia Legislativa e sanção do governador Carlos Moisés. O presidente da ACAERT, Silvano Silva comemora o momento: "É a primeira vez que vamos comemorar a Semana Estadual do Rádio. Oportunidade para valorizar e reconhecer a importância do veículo para a sociedade”. 

Entre as ações, a Rádio Integração iniciou cedo suas atividades nas escolas de três municípios vizinhos. A Rádio Tubá FM, logo pela manhã, também realizou a ação na Escola Aderbal Ramos da Silva, em Tubarão. Já a DEMAIS FM Taió, trouxe Gabi e Rafaela para falar sobre inclusão digital na rádio. A rádio Caçanjurê fez a oficina na escola Paulo Schieffler, enquanto a Rádio Clube de Lages realizou a ação com alunos do COC. A Rádio Catarinense FM, de Joaçaba,  também promoveu o projeto Rádio nas escolas com alunos da escola Mercedes Luiza do Nascimento. 

Além do envolvimento de estudantes, as rádios veicularão spots alusivos à data, no estilo e perfil da emissora, como jornalismo, musical e entretenimento. Haverá ainda peças para as mídias sociais.


Gabi e Rafaela falando da inclusão digital na Rádio DEMAIS FM Taió. (Crédito: Rádio DEMAIS)

Na esquerda, a Rádio Clube de Lages realizando a ação com alunos do COC. E na direita, a Rádio Integração de São José do Cedro interagindo com alunos do Centro Municipal de Educação (CEMEG). (Crédito: Radio Clube Lages e Rádio Integração)

 A rádio Caçanjurê, de Caçador, em oficina na escola Paulo Schieffler. (Crédito: Rádio Caçanjurê)

Repórter: Isadora Ogawa / Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias