Grupo de Trabalho se reúne para completar digitalização da tv em SC

Processo envolve 118 pequenos municípios catarinenses

08/09/2021


 
O Grupo de Trabalho da TV Digital se reuniu nesta quarta-feira (8), via plataforma Google Meet, para definir ações, em parceria com as prefeituras, no sentido de finalizar a digitalização no estado.  O presidente da ACAERT, Silvano Silva abriu a reunião destacando a importância do trabalho coletivo do setor. Em seguida, a gerente regional da Seja Digital em Santa Catarina, Cheila Zortéa, apresentou levantamento da situação aos representantes dos setores de engenharia, tecnologia e comunicação das emissoras de tv NSC (Globo), Grupo ND (Record e Record News), Grupo SCC (SBT) e TVBV (Band).

Segundo a gerente, 60% dos 118 municípios de pequeno porte no estado já manifestaram interesse em participar do processo de digitalização da tv em Santa Catarina. Cheila Zortéa ressaltou também a parceria com a Federação Catarinense de Municípios – Fecam e das Associações de Municípios. “A conversa tem sido produtiva com os prefeitos”, afirmou. O principal problema levantado pelas prefeituras, que ainda não aderiram, foi o custo da operação e manutenção dos equipamentos. “Apesar de o valor ser relativamente pequeno acaba pesando para uma cidade com poucos habitantes”, completou.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Uma nova rodada do Grupo será realizada nos próximos 15 dias para apresentação de propostas para o tema. O processo de digitalização no estado começou no dia 31 de janeiro de 2018. Nesta etapa final, a expectativa é de que toda a infraestrutura esteja implantada em Santa Catarina até julho de 2022.

A nova fase do projeto de digitalização da TV aberta contará recursos da EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (Seja Digital). O projeto prevê a digitalização das retransmissoras analógicas de TV em cidades em que não existe sinal de TV digital. 

VEJA TAMBÉM - ACAERT reativa Grupo de Trabalho da TV Digital 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias