Webinar ACAERT destaca oportunidades para redução do custo de energia consumida pelas emissoras de rádio e TV

De auditoria nos contratos à geração de energia com fontes renováveis foram apresentadas no evento

13/07/2021


 
Webinar ACAERT realizado nesta terça-feira (13) apresentou aos associados da entidade as várias formas para redução do valor da conta de energia elétrica das emissoras de rádio e TV em Santa Catarina. Uma delas destaca o investimento em geração de energia fotovoltaica, experiência que muitas emissoras já realizam no estado. O evento contou com a participação de Augusto Lohn Koerig e Laurence de Andrade Rossetto, da empresa Alka Energia, com foco em Geração Distribuída-GD. O diretor Executivo da ACAERT, Leonardo Amorim, mediou o evento, que teve a abertura do presidente da entidade, Silvano Silva.

Laurence começou o webinar abordando a situação da geração de energia elétrica no país, complicada pela recente crise hídrica e pelos aumentos nas tarifas de energia. Mostrou que a matriz energética do Brasil vem mudando, com a adoção de diferentes fontes de geração. Em 2001, 90% da energia gerada no país eram procedentes de hidrelétricas. Atualmente, esse índice está em 71%, enquanto avançam fontes alternativas como Eólica (10%) e Solar (1%).

Foram apresentadas várias oportunidades para redução do custo de energia, entre elas: análise/auditoria dos contratos junto à Celesc; migração para o mercado livre de energia; geração distribuída – GD e investimentos em geração de energia (como, por exemplo, a energia fotovoltaica).

No caso específico da geração própria de energia, Laurence explicou a obrigatoriedade para que seja utilizada fonte renovável de energia (fotovoltaica, hídrica, biogás). Além disso, a energia excedente deve ser injetada na concessionária local, podendo ser utilizada dentro de um prazo de até 60 meses. O palestrante ressaltou a importância de contratação de consultoria para assessorar no processo, como também é fundamental realizar uma modelagem financeira antes de realizar o investimento. Laurence apresentou ainda cases de clientes e destacou quais os pontos de atenção que o cliente deve ter ao investir em geração de energia elétrica.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Grupo ND – O engenheiro Rafael Mafra, do grupo ND, também participou do webinar e apresentou o megaempreendimento da empresa que está sendo instalado no município de Piratuba, na Região do Meio Oeste catarinense. Serão instalado seis mil painéis de energia solar capazes de gerar energia suficiente para mais de 2 mil imóveis. A produção gerada se transformará em créditos de energia que o Grupo ND utilizará em suas sedes e retransmissoras pelo estado. 

Confira:

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias