Podcast: 8 formas de ganhar dinheiro com seu programa

Com um conteúdo de qualidade e um bom tráfego de audiência, as possibilidades para monetizar seu podcast são imensas

13/07/2021

É inegável a popularidade dos podcasts no mundo todo, mas dá para ganhar dinheiro produzindo conteúdo nesse formato? A resposta é sim!


Ao mesmo passo que você profissionaliza sua produção de conteúdo, consequentemente, você pode gerar mais retornos a sua empresa. Portanto, você deve alinhar seus objetivos e princípios com estratégias, as quais te levarão a gerar lucros. Conforme isso, delinear os recursos os quais vai utilizar para alcançá-los. 


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(Crédito: Unsplash - https://unsplash.com/photos/VCFxt2yT1eQ)


Quais são as melhores maneiras de monetizar um podcast?


1- Criar relação com ouvintes:  a interação e proximidade com o público é a melhor forma de engajar e criar conexão. Conquiste ouvintes fiéis, converse com seu público e acompanhe feedbacks sempre. Assim, com uma audiência fixa, há maior probabilidade de atrair interesse de colaboradores. 


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2- Publicidade: de acordo com pesquisa da Abpod com apoio da CBN, 63,5% dos ouvintes afirmaram já terem adquirido produtos ou serviços anunciados em algum podcast. Além disso, 21,5% confirmaram ter comprado 3 vezes ou mais. Então, procure empresas que tenham princípios e nichos semelhantes, com perfil de consumidores parecido com os ouvintes de seu podcast. Faça propostas baseadas na audiência, interação e números. Anúncios e promoções são bons exemplos dessa prática.

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3- Equipe de afiliados: indicações e recomendações são estratégias infalíveis para ganhar audiência. Muitos ouvintes acabam descobrindo outros podcasts por meio de recomendações de outros programas, influenciadores ou portais. Por isso, focar em montar uma equipe de parceiros é importantíssimo para construir sua audiência. 

4- Patrocinadores: além de anunciantes, algumas empresas e marcas podem se tornar patrocinadores fixos. Através de uma parceria contínua, esse método só vem a agregar tanto para o programa como para o patrocinador, pois geralmente agregam no mesmo nicho. 


5- Assinaturas: ofereça conteúdos e benefícios exclusivos, além de descontos especiais, já que segundo a PodPesquisa 2019 mostra que 50% dos entrevistados pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos. Essa talvez seja uma ótima maneira de ganhar dinheiro com seu podcast, e ter um contato mais próximo com seu público. Seja através de grupos ou plataformas de fidelização.


6- Produtos e eventos:  ao ter um público fiel e que aprecie seu conteúdo, é mais provável eles terem interesse em produtos personalizados do podcast, além de comparecer em eventos pagos feitos pelo programa.


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7- Distribua seu podcast no YouTube: enquanto as plataformas de áudio não monetizam seu podcast, uma ótima alternativa, é distribuí-lo no YouTube também. Diversos youtubers no mundo todo fazem da plataforma sua fonte de renda, então não pense duas vezes: além do áudio normal, poste seus programas em formato de vídeo e ative a monetização. Bons exemplos que dão certo, é o “Flow Podcast” e o “Programa do Eu Fiko Loko”.


8- Programas de doação e financiamento coletivo: uma tendência interessante de agregar capital com seu programa, é através de doações voluntárias de seus ouvintes. É uma forma da audiência retribuir pelo conteúdo gratuito e relevante, caso queira. Essas doações geralmente são feitas através de plataformas de crowdfunding, que fazem a ponte entre os produtores e os interessados em incentivar o projeto. 


Há inúmeras formas de você monetizar seu podcast, use sua criatividade, profissionalize ainda mais seu conteúdo e crie uma relação com seu público. Conforme seu programa crescer, gerar tráfego e aumentar a audiência, você vai poder inovar nos métodos, ganhando cada vez mais com seu podcast. Nunca esqueça que para todo esse processo seja eficiente, é muito importante um posicionamento ativo da marca, gerando valor a ela através do branding. As possibilidades são imensas, aproveite!


Referências: Rock Content e InfoMoney

Repórter: Isadora Ogawa

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