Podcast: o que eu preciso saber para começar um?

Os podcasts estão cada vez mais populares pelo mundo, tornando-se uma ótima alternativa para aprofundar conteúdos na sua emissora

06/07/2021

Os podcasts são programas de áudio sob demanda, em que o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, tanto ao baixar na Internet ou reproduzi-los em serviços de streaming. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil, a cada ano, mais e mais pessoas escutam podcasts. Em 2018, 23% dos entrevistados relataram ouvir podcast semanalmente ou mais frequentemente, no Techsurvey. 

O sucesso dos podcasts pode ser associado a inúmeras características dos programas, inclusive a variedade de formatos. Segundo dados divulgados pelo Spotify em novembro, o consumo desse modelo de conteúdo no país cresceu 21% ao mês desde janeiro de 2018. Organizados em uma série de episódios, os podcasts podem tratar de diversos temas. É possível consumir notícias sobre política, ficar por dentro da opinião de críticos de cinema, ouvir comentários sobre campeonatos esportivos e testemunhar debates sobre qualquer assunto. Pode-se ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que geralmente é gratuito. 

Faremos uma série de postagens que ajudará as emissoras de rádio, desde diretores de programa até apresentadores com estratégias digitais, dentro dos podcasts. Vamos publicar instruções passo a passo para conceituar, criar e promover o primeiro podcast da sua emissora de rádio.

Você pode acessar o guia completo em: file:


(Crédito: FreePik - <a href='https://www.freepik.es/fotos/mujer'>) 

Quais são as maiores diferenças entre programas de rádio e os podcasts?

Por ambos assumirem formatos de áudios, muitos ainda ficam em dúvida sobre suas diferenças. Antes de gravar seu primeiro podcast, é importante entender essas diversidades entre o rádio e os podcasts, pois terão um grande impacto na maneira como você conduz a criação de um programa.

Rádio

  • Recurso em massa dentro de um limite geográfico: estações de rádio tentam atrair o maior público possível dentro das limitações geográficas de seus transmissores;

  • Sintonize a qualquer momento: os ouvintes podem sintonizar uma emissora de rádio a qualquer momento durante uma transmissão, exigindo as personalidades para convidar ouvintes no programa;

  • Limitações de tempo: os programas de rádio têm horários restritos, e os comunicadores devem distribuir entre músicas, comerciais, e outros elementos da programação;

  • Música: a maioria do programas tocam muita música;

  • Efêmero: quando um comunicador faz uma pausa no ar, ele ou ela passa para o próximo; programas de rádio geralmente são apenas ouvidos ao vivo, não depois do fato.

Podcast

  • Recurso de nicho sem restrições geográficas: embora você sofra para encontrar ouvintes suficientes para sustentar financeiramente uma emissora de rádio que se concentra em um tópico específico, como tricô em Los Angeles, você é capaz de manter um podcast sobre tricô que atrai ouvintes do mundo todo;

  • Comece pelo o início: todos os ouvintes do podcast começam no início de cada episódio, perfazendo os primeiros 60 segundos de um podcast crucial para seu sucesso;

  • Sem restrições de tempo: episódios de podcast podem ser tão longos quanto os criadores desejam. Por um lado, isso permite podcasters incluam mais material de alta qualidade; no outro, eles não têm tanto incentivo para editar eles próprios em seus melhores conteúdos;

  • Problemas com direitos autorais: custos proibitivos relacionados à direitos musicais impedem a maioria dos podcasters de usar canções populares em seus episódios;

  • Longa vida útil: os ouvintes podem procurar episódios de podcast depois de  meses ou mesmo anos de terem sido originalmente gravados.

Quer aprender mais sobre podcasts? Acompanhe as próximas publicações sobre como estruturar um programa de streaming desde o começo. 

Podcast: conceito, tópicos e formato para seu programa

Repórter: Jacobs Media Strategies e TechTudo

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