Podcast: qual a melhor forma de iniciar, finalizar e criar um arquivo de áudio para seu programa?

São nos pequenos detalhes que você conquista a atenção de seu público

12/07/2021

Você já percebeu o potencial e flexibilidade gigantescos que os podcasts têm aqui na nossa série sobre o formato. Como qualquer programa, é na sua abertura que seus ouvintes escolhem se a audição vale a pena ou não. Assim como, se o seu público acompanhou o episódio inteiro, finalizar agradecendo-o e talvez os convidando para ação são ótimas opções. Ainda está com dúvidas sobre? Vamos lá!


Se perdeu algum outro post sobre podcasts, é só acessar:

Podcast: o que eu preciso saber para começar um? e Podcast: conceito, tópicos e formato para seu programa



(Crédito: Unsplash - https://unsplash.com/photos/waxDxYM2XI4?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditShareLink)

O início do programa

Todo mundo começa a ouvir um podcast pelo início de um episódio, mas nem sempre começam com o primeiro episódio. Portanto, é importante prender os ouvintes nos primeiros 60 segundos de cada episódio de podcast.

Aqui está o que você precisa fazer nos primeiros segundos:

  • Explicar o conceito do show com um slogan simples;

  • Apresentar-se e todos os outros anfitriões e convidados;

  • Contar a audiência o que eles devem esperar do episódio.

Você também pode incluir:

  • O número do episódio;

  • Uma pequena sinopse.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Muitos podcasts de rádio pública começam com uma "citação" como um teaser. Considere usar uma vinheta de áudio curta, porém intrigante do seu programa para atrair os ouvintes.

Encerramento do programa

Planeje como você deseja encerrar cada episódio de seu podcast com antecedência. Este é um ótimo momento para dar ao seu público uma chamada clara para a ação. Aqui estão algumas coisas a fazer no encerramento de seus episódios:

• Lembre seu público quem você e seus outros colegas são;

• Agradeça-lhes por ouvir;

• Dê crédito a quaisquer outros produtores, estagiários ou membros da equipe que trabalham no show;

• Direcione as pessoas para uma página de notas para o episódio no seu site;

• Peça às pessoas que assinem o podcast na Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify;

• Peça às pessoas para acompanharem o programa nas redes sociais;

• Convide pessoas para avaliar o seu podcast e analisá-lo em um dos diretórios de podcast.

O arquivo de áudio

Você é um locutor de rádio, então não preciso lhe dizer como criar um arquivo de áudio para seu podcast. Use a sua ferramenta da emissora de rádio preferida, como Adobe Audition, Reaper ou ProTools. Aqui estão algumas dicas para seus arquivos de áudio:

  • Evite colocar música se você não tiver direitos autorais: sempre verifique com a equipe jurídica da emissora antes de usar qualquer música em seu podcast. Não presuma que a licença normal permite que você inclua música em seu podcast.

  • Crie um arquivo MP3: você pode preferir um formato de arquivo de áudio com qualidade superior, mas os ouvintes comuns querem apenas poder baixar seus episódios de podcast favoritos o mais rápido possível. Envie um arquivo MP3 menor para o apresentador do podcast em vez do arquivo WAV de qualidade superior.

  • Configure as tags ID3: as tags ID3 contêm os metadados associados ao seu arquivo de áudio, como título, artista, descrição, ano e informações sobre direitos autorais. Você provavelmente já viu esses dados ao carregar seus arquivos de música em um programa como o iTunes. Alguns softwares de edição de áudio permitem que você defina os metadados para o seu arquivo, ou você pode encontrar um programa online que permitirá que você faça isso.

5 estratégias para aumentar a interação entre rádio e ouvintes

Está gostando da série sobre podcasts? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma. Até a próxima!


Você também pode acessar o guia original e completo aqui.

Repórter: Jacobs Media Strategies

Últimas notícias