Podcast: conceito, tópicos e formato para seu programa

Desenvolver um programa de podcast requer esboçar alguns detalhes para entregar um conteúdo relevante ao seu público

09/07/2021


(Crédito: Unsplash - unsplash.com)


Da nossa série sobre Podcast, hoje vamos falar sobre como desenvolver um conceito, abordar tópicos e analisar o melhor formato para realizar o seu podcast. Lembrando que, esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil, a cada ano, mais e mais pessoas escutam podcasts. Em 2018, 23% dos entrevistados relataram ouvir podcast semanalmente ou mais frequentemente, no Techsurvey. 


Se você perdeu o primeiro, acesse aqui: Podcast: o que eu preciso saber para começar um?


Um fator interessante é a variedade de assuntos e formatos que você pode abordar em um podcast, mas qual faz mais sentido para ti, sua emissora ou empresa? Vamos descobrir agora!

Você pode acessar o guia completo e original aqui.

Desenvolvendo um conceito de programa

Quando você estiver pronto para desenvolver um conceito de programa, aqui estão alguns fatores a serem considerados:

  • O apresentador: encontre alguém em sua emissora que esteja ansioso para explorar o meio. Isso não precisa necessariamente ser o seu comunicador mais popular. Em algumas estações de rádio, o pessoal de diferentes períodos do dia se unem para apresentar um podcast;

  • O tópico: um podcast oferece uma oportunidade de aprofundar-se sobre um tópico que você só pode cobrir brevemente no dia-a-dia da rádio. Por exemplo, alguns comunicadores são amantes de comida ou fãs da cultura geek. Um podcast permite que eles se aprofundem em materiais que podem não ser amplos o suficiente para atrair todo o público;

  • Tamanho: podcasts bem-sucedidos podem variar amplamente em comprimento. Enquanto episódios do “Flow Podcast” e “NerdCast” podem ter horas de duração, outros como “Acenda sua luz” e “Jout Jout de Saia” apenas alguns minutos. Não há resposta certa ou errada, mas certifique-se de que todo o conteúdo do seu podcast é realmente atraente e faça sentido para seu público; 

  • Frequência: uma prática recomendada é publicar seu podcast regularmente, seja diariamente, semanalmente ou por mês. É melhor começar devagar e aumentar a frequência de seus episódios com o tempo, do que definir um objetivo ambicioso e ter que voltar atrás;

Considere lançar seu podcast em “temporadas”; por exemplo, publique uma dúzia de episódios semanais agora, e se tiver sucesso, volte para uma segunda temporada no ano que vem.


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


Ideias de tópicos

É importante que você sempre delineie tópicos para abordar em seus episódios. Procure tópicos pelos quais seu apresentador já seja apaixonado ou tenha interesse.Está sem criatividade, aqui estão algumas dicas:

Entrevistas:

• Bandas

• Atletas

• Comediantes

• Chefs

• Cervejarias

Entrevistas sobre esses eventos:

• Shows

• Festivais de artes e vinho

• Conferências e exposições

• Época natalícia

• Eventos esportivos

Tópicos que podem interessar a audiência:

• Cerveja

• Carro

• Comida

• Cultura Geek 

• Hobbies 

• Filmes

• Maternidade e paternidade 

• Esportes

• Séries e programas de TV


5 estratégias para aumentar a interação entre rádio e ouvintes


O formato do programa

Os podcasts podem assumir vários formatos diferentes, desde monólogos simples de uma emissora até narrativas jornalísticas complicadas. O formato que você escolher terá um grande impacto no seu processo de produção. Para criar um show complexo,  você precisará de hosts, editores, produtores, pesquisadores e muito mais. Ao selecionar seu formato, considere os recursos que você tem disponíveis.

Aqui está três formatos comuns:

  • Apresentador único / entrevistas por telefone: Um único anfitrião conduzindo entrevistas com convidados por telefone ou Skype é um formato fácil de executar porque você só precisa combinar um horário com seu convidado.

  • Apresentador único / entrevistas pessoalmente: essas entrevistas soam melhor do que entrevistas por telefone, mas são mais difíceis de programar. Este é um ótimo formato para um podcast sobre um evento. 

  • Discussão em mesa redonda com apresentadores regulares: Uma discussão em mesa redonda com três anfitriões regulares é outro formato popular de podcast fácil de coordenar.

Tá gostando dos nossos posts sobre podcast? Compartilhe com seus colegas. Até a próxima!

Podcast: qual a melhor forma de iniciar, finalizar e criar um arquivo de áudio para seu programa?

Repórter: Jacobs Media Strategies

Últimas notícias