Primeira fase do Programa Digitaliza Brasil do MCom tem grande adesão dos municípios convocados da Região Nordeste

Em Santa Catarina, 118 municípios devem ser confirmados em setembro

06/07/2021

 Com pouco mais de uma semana desde o lançamento do edital de convocação dos municípios, a primeira fase do Digitaliza Brasil, envolvendo parte da Região Nordeste, 40 prefeituras do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte já manifestaram interesse para a adesão ao programa. Todas elas deram o primeiro passo para garantir – sem qualquer custo – a instalação das estações de TV digital para a população.

Em Santa Catarina, o edital para manifestação de interesse por parte das emissoras de TV e das prefeituras que vão receber o investimento deve ser publicado em setembro. A previsão é de que 118 cidades devem aderir ao Digitaliza Brasil. A ACAERT chegou, inclusive, a reativar no dia 1º de julho o Grupo de Trabalho que vai ajudar no processo de desligamento do sinal analógico e implementação da TV Digital no estado.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

 Nordeste - O número de municípios que se manifestaram para aderir ao programa corresponde a 55% do total de cidades aptas nesta etapa, que somam 73. Do total, 44 estão no CE, 12 no PI e 17 no RN. Os dados fazem parte de balanço da Seja Digital, entidade responsável pelo processo de redistribuição e digitalização de canais de TV.

Para o Presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired), Moisés Moreira, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mobilização dos municípios é resultado do trabalho conjunto entre a Anatel, o MCom e a Seja Digital: "Este é um projeto extremamente relevante para o país, e estão sendo envidados esforços conjuntos entre todos os envolvidos, engajados na elaboração das diretrizes para sua execução, na comunicação assertiva e nos estudos dos novos canais digitais”, pontuou.

 Equipamentos sem custo
O prazo para que as demais cidades, convocadas no primeiro edital, manifestem interesse pela digitalização se encerra no dia 21 de julho. Para aderir, cada prefeitura precisa preencher um formulário simplificado, disponível no endereço: www.gov.br/mcom/digitalizabrasil. Quem for qualificado vai receber gratuitamente os equipamentos de transmissão, destinados à digitalização das estações analógicas em operação. Toda a instalação está incluída no pacote. Para as famílias com baixa renda o Digitaliza Brasil ainda vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital, assegurando o acesso à TV digital mesmo nos aparelhos antigos. O benefício vai para as famílias que estão no Cadastro Único, inclusive as que recebem do Programa Bolsa Família.

Leia Mais - ACAERT reativa Grupo de Trabalho da TV Digital

 TV DIGITAL EM SC

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ MCom

Últimas notícias