Radiodifusão de Santa Catarina perde liderança carismática

Rogério Pereira Pirata se destacou em várias áreas como líder agregador e ativo. Confira carreira do empresário

17/04/2021

VEJA ABAIXO UM ÁLBUM DE FOTOS COM MOMENTOS MARCANTES 

Não foi só a radiodifusão de Santa Catarina que perdeu uma liderança carismática com o falecimento do empresário Rogério Pereira Pirata, vice-presidente Regional ACAERT do Planalto Serrano e sócio das rádios Nevasca FM e Difusora FM, de São Joaquim. Pirata foi líder empresarial e político na Região Serrana. Começou como sapateiro, aos 14 anos. A paixão pelo Rádio começou aos 19 anos, estreando como locutor da Rádio Difusora.

ACAERT EMITIU NOTA OFICIAL, VEJA AQUI;  SERT/SC também emitiu um comunicado, VEJA AQUI

Dinâmico, ele foi pecuarista e produtor rural, principalmente no setor da fruticultura, tornando-se líder nacional. Fundou e presidiu a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP. Presidiu várias vezes a Festa Nacional da Maçã.

Na política, fundou partido, foi vereador, secretário municipal e vice-prefeito. Criou o projeto para o hino de São Joaquim. Na área social, criou diversos conselhos comunitários. Presidiu entidades assistenciais. Incentivador da música nativista do Brasil. Chegou a promover o maior encontro do país, o “Sul Canta”.

Recebeu em sua trajetória mais de 300 prêmios de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade: Clubes de Serviço, Instituições, empresas de comunicações.

Rogério Pereira Pirata morreu de covid-19 neste sábado (17) e deixa três filhos e três netas. Deixa também centenas de amigos que ele soube cultivar ao longo da vida. Sempre agregador, alegre e espontâneo. A ACAERT emitiu nota oficial. 

ROGÉRIO PEREIRA PIRATA

Rogério Pereira nasceu em São Joaquim, no dia 15 de novembro de 1945. Era casado com Ana Bitecourt Pereira, que foi enterrada nesta sexta-feira (16), também por causa da covid-19. Do casamento teve 4 filhos, Marcelo Bitecourt Pereira, Rejane Bitecourt Pereira, Kely Cristina Bitecourt Pereira (in Memoriam), e Hana Carolina Bitecourt Pereira. Marcelo casado com Carmem Bathcke Pereira, Rejane Casada com José Emilio Menegathi. Netas: Vivian, Vitória e Laura.

Atividades profissionais e empresariais:

De família humilde, filho de Valmor e Inácia Pereira, começou trabalhando desde a sua adolescência como sapateiro. Em 1964, iniciou suas atividades como locutor da rádio Difusora São Joaquim Ltda AM, assumindo a direção em 1966, e ficando sócio na década de 1970. Em atividades concomitantes foi gerente do banco Yoshp em São Joaquim, e consagrado por quatro vezes como o melhor gerente da região Sul do Brasil. Exerceu atividades como pecuarista, produtor de bata semente certificada e fruticultora até os tempos atuais. Criou a cooperativa de Crédito Rural e o entreposto de comercialização de maçã para atender aos produtores. Fundou e criou a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina a conhecida AMAP, e foi presidente por 3 vezes.Fundador da Rádio Nevasca FM em 2007. Era dirigente da Associação Catarinense de Emisoras de Rádio e Televisão – ACAERT.

Carreira Política

Fundou a Arena Jovem em conjunto com o  ex  prefeito da cidade de Lages Renato Ramos, Abel Velho e Geraldo Coral. Foi secretário do PDS. Foi Vereador de 1969 até 1972, e autor do Projeto de Lei que criou o Hino Oficial do Município de São Joaquim, delegando ao seu primo Adolfo Matos para a composição da letra e música. Na administração do prefeito Rogério Tarzam e Bio Ferreira, de 1977 a 1982, assumiu como Secretário-chefe de gabinete, secretaria  de Administração  e secretário do Bem Estar Social. Foi vice-prefeito de São Joaquim  de 1983 a 1989, do prefeito Prudente Cândido da Silva Filho. Candidato a prefeito em 1996.

 Social

Foi Presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Fundador dos conselhos comunitários no município. Em 1987, presidiu o centenário de São Joaquim e promoveu o maior encontro da musica nativista do Brasil, e deu o nome de o “SUL Canta”. Presidiu as festas nacionais da maçã nos anos de  1986, 1988, 1991 e 2001. Trouxe a São Joaquim os presidentes da República João Batista Figueiredo e José Sarney. Foi recebido no palácio do Planalto por Fernando Henrique Cardoso, e Jair Bolsonaro (2019). Em 2001, integrou uma comitiva com o prefeito Newton Stélio Fontanella, para conhecer as vinícolas no Chile e na Europa com o objetivo de fortalecer em nossa região o setor da vitivinicultura. Foi diretor do Grêmio Clube Social e do Clube Astréa. Integrante do Piquete de laçadores hoje CTG Mal Arriado. Ingressou na Maçonaria na Loja Acácia das Neves, foi cusilista católico. Recebeu o título de cidadão Bom Jardinense, Urupemense e Urubiciense. Em 2008 por autoria da Vereadora Estela Maris Mariot Chiodelli  recebeu a condecoração  “Comenda Manoel Joaquim Pinto. Rogério Pirata

Repórter: Assessoria de Imprensa

Últimas notícias