Chile aprova lei que obriga desbloqueio do chip FM em celulares

A partir de agora, todos os celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM

04/12/2020

Peça de campanha da ABERT sobre o  chip FM

O Congresso Nacional do Chile aprovou lei que altera a funcionalidade dos aparelhos de telefonia. A partir de agora, todos os celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM. A medida visa evitar que os consumidores sejam obrigados a utilizar o pacote de dados para ouvir o rádio.

O presidente da Associação de Radiodifusão do Chile (ARCHI), Eduardo Martínez, declarou a uma emissora local que os fabricantes deverão indicar quais aparelhos possuem chip e quais não possuem. Ele ressalta que as operadores de telefonia do país deverão oferecer benefícios a usuários que queiram mudar o modelo do aparelho para uma versão já equipada com a tecnologia.

A obrigatoriedade de inserção do chip FM nos celulares fabricados e comercializados no Brasil é uma das principais bandeiras de atuação da ABERT. Para sensibilizar os setores envolvidos para a importância da medida, a Associação lançou, em setembro, a campanha “Smart é ter rádio FM de graça”, composta por quatro spots de 30 segundos cada, banners e dois vídeos também de 30 segundos para as redes sociais.O material continua disponível para as emissoras que desejarem veicular gratuitamente as peças publicitárias.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se mostrou sensível ao tema e, durante almoço realizado pela ABERT com a presença de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, em setembro, garantiu que trabalhará para assegurar que a população brasileira tenha acesso a celulares com chip FM desbloqueado o mais rápido possível.

"Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G”, destacou Faria.


Repórter: ABERT

Últimas notícias