ACAERT 40 ANOS - Série Presidentes - O relato de personagens da história

ACAERT publica série de entrevistas com todos os presidentes da entidade. No último episódio: SILVANO SILVA - Período: 2020 a 2022

10/12/2020


Série Presidentes – o relato de personagens da história

Último Episódio – SILVANO SILVA - Presidente ACAERT

Período: 2020 a 2022. No último episódio da série, o atual presidente da ACAERT relata como a entidade enfrentou as demandas da pandemia da covid-19, adaptando os serviços prestados aos associados. Silvano Silva fala da renovação do convênio Alesc e do inédito convênio com o Governo de Santa Catarina para divulgação de peças sobre o enfrentamento à covid no estado.


Décimo Episódio – MARCELLO CORRÊA PETRELLI (segundo período) - Presidente ACAERT

Período: 2017 a 2019. Nesta entrevista, Marcello Petrelli relata como foi a sua volta à presidência da ACAERT, cuja gestão seria compartilhada com outros dois radiodifusores. Comenta as principais ações da entidade no período, como o Jeito Catarinense, a criação do GSul, o Momento Brasil e o lançamento do Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV. 


Nono Episódio – RUBENS OLBRISCH - Presidente ACAERT

Período: 2014 a 2016. Rubens Olbrisch está na ACAERT desde o início da entidade. Sempre atuante, ocupou vários cargos na diretoria até se tornar presidente. Neste episódio, ele relata as principais demandas de sua gestão. Destaca o convênio histórico e inédito com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Rubens fala da importância da interiorização da ACAERT e relembra emocionado a tragédia da Chapecoense, que vitimou jogadores, dirigentes e profissionais do Rádio e da Televisão.


Oitavo Episódio – PEDRO PEITER - Presidente ACAERT
Períodos: 2011/12 e 2013: Aos 14 anos ele já empostava a voz de adolescente diante do microfone. Neste episódio, Pedro Peiter revela sua vivência no rádio. Mostra como participou da ACAERT desde o início da entidade. Liderança atuante do Oeste, Pedro exerceu papel fundamental para integração da Região à ACAERT. Foi o primeiro representante no Oeste na presidência da entidade. Criou o jornal ACAERT Notícias, produto da RNA. Como projeto de relacionamento com o mercado, implantou o “Café na ACAERT”.

 Sétimo Episódio – MARISE WESTPHAL HARTKE - Presidente ACAERT
Períodos: 2007/08 e 2009/10. Neste episódio, Marise Westphal Hartke conta como uma ex-jogadora de vôlei e enfermeira se tornou a primeira mulher na presidência da ACAERT e do SERT e na vice-presidência da ABERT. Em sua gestão, foi criada a RNA – Rede de Notícias ACAERT, que fez a primeira transmissão ao vivo de um debate entre candidatos ao Governo de Santa Catarina. Publicou o primeiro livro histórico da ACAERT e associados, além dos 50 anos dos JASC, com destaque para atletas, dirigentes e profissionais da imprensa. Editou ainda o inédito Relatório de Ações Sociais da Radiodifusão Catarinense.


Sexto Episódio – RANIERI MOACIR BERTOLI - Presidente ACAERT

Ele entrou para a ACAERT como aluno ouvinte. Teve como professores os pioneiros da radiodifusão de Santa Catarina. Tinha acabado de receber o desafio de administrar uma rádio do interior do estado aos 18 anos de idade. Com o passar do tempo, se tornou um dos dirigentes mais atuantes. Em sua gestão como presidente da entidade, Ranieri Moacir Bertoli incentivou a formação do trade de comunicação catarinense. Criou o primeiro curso de capacitação voltado ao segmento e plantou a semente da RNA com a CNR – Central de Notícias Regionais, em parceria com a ADI. Foi um dos idealizadores das Frentes Parlamentares da Radiodifusão e da Mídia Regional.  

   

Quinto Episódio – MARCELLO CORRÊA PETRELLI (primeiro período) - Presidente ACAERT

Períodos: 1999/2000 - 2001/02 -  2017/19 - Nesta entrevista, Marcello Petrelli relata as ações do primeiro período de gestão como presidente da ACAERT. A consolidação da Central ACAERT de Rádio, a criação do Prêmio e da Comenda ACAERT. A realização do primeiro levantamento do investimento em mídia em Santa Catarina. E a integração dos radiodifusores do Oeste na entidade. Ele conta também o seu início no mundo da comunicação.


Quarto Episódio – PAULO VELLOSO - Presidente ACAERT

Períodos: 1995/96 1997/98 . O administrador Paulo Velloso, que trabalhava na Perdigão, descobriu que entraria para o mundo da radiodifusão, quando Ivan Bonato lhe mostrou um terreno vazio, onde seria construída a sede da TVBV, em Florianópolis. Surgia, naquele momento, o convite para administrar a televisão e rádio da empresa. Já como presidente da ACAERT e com apenas um funcionário, Silvio Fortini, Paulo Velloso teve a coragem de implantar a Central ACAERT de Rádio, que possibilitou a mudança de patamar financeiro da entidade, tornando-a referência para o país.


Terceiro Episódio - CARLOS ALBERTO ROSS - Presidente ACAERT

Períodos: 1990/92 1993/94. Neste episódio, o operador de áudio que virou radiodifusor. Carlos Alberto Ross conta como se tornou presidente da ACAERT e os detalhes do Convênio Celesc, um marco não só para entidade como também para a radiodifusão catarinense.  Fala também como a ACAERT se fortaleceu durante os anos, ampliando e melhorando seu relacionamento com o mercado. Comentou ainda a união das emissoras de Blumenau durante as enchentes na região e a curadoria que o rádio e da tv fazem das fake news.


Segundo Episódio – EVELÁSIO PAULO VIEIRA - Presidente ACAERT 

Períodos: 1984/85 1986/88. Evelásio Paulo Vieira, o Paulinho, foi um dos fundadores do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão, que foi a origem da ACAERT. Por vários anos, o sindicato financiou as despesas da associação. “O caixa da ACAERT era o bolso do presidente para viajar pelo interior”, destacou. Neste episódio, Paulinho destaca a importância dos encontros regionais e relata a profissionalização da entidade. O radiodifusor prevê também que o futuro do Rádio é a alta segmentação. 


Primeiro Episódio – ROBERTO AMARAL – Presidente ACAERT

Períodos: 1980/82 e 1988/90Nesta entrevista, Roberto Amaral revela que na década de 50 houve uma iniciativa de criação da primeira entidade de radiodifusão de Santa Catarina. Ele fala do início da ACAERT. A primeira funcionária da entidade, a Glorinha, sua irmã. Traça um perfil de Darci Lopes e Ramiro Gregório da Silva. E ressalta o protagonismo da radiodifusão.  Confira a entrevista:


Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias