“Um novo jeito de vender – da estratégia a ação” é tema de capacitação do Smart Rádio

Participantes do programa recebem conteúdo para melhorar as vendas das emissoras

22/09/2020

Neurovendas e inteligência emocional em vendas, estratégias para vender mais e a busca do cliente ideal para cada tipo de solução. Essas são algumas das temáticas centrais abordadas na capacitação “Um novo jeito de vender: da estratégia à ação”, com o instrutor Daniel Keller. A iniciativa faz parte do Programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios, uma parceria entre a ACAERT e o Sebrae/SC. A capacitação começou nesta segunda-feira (21). Durante três encontros totalmente on-line estão sendo qualificados profissionais de 28 emissoras associadas.

Nesta terça-feira (22), os participantes recebem o Módulo 2 – Estratégia para vender mais (transformações no mercado e com nos posicionamos). Na quarta-feira (23), o Módulo 3 – Funil de vendas e a busca do cliente ideal para cada tipo de solução).

Segundo Keller, a venda deixou de ser uma tarefa executada por alguém que tivesse bom poder de convencimento e passou a ser uma atividade que requer estratégia, organização e disciplina. “É um processo comercial, que passa pela mudança da mentalidade do vendedor, compreendendo que o jeito de vender e os critérios de compra não são mais os mesmos. É necessário ter método para conceber novas soluções e conhecer melhor os clientes da rádio e, a partir disso, ajudar as empresas a fazerem suas escolhas sobre onde e como investir”, explicou.

As orientações para as emissoras aprimorarem os resultados são de incorporar ferramentas de gestão de venda, prospectando novos negócios e entendendo novas necessidades da carteira de clientes, garantindo fidelização do tempo e da atração de novos negócios.

“Acredito que as emissoras têm um desafio de compreender a transformação digital e cultural que fez os clientes enxergarem outros canais e também convergirem esforços entre rádio e digital, oferecendo novos formatos e produtos de mídia e ainda a importância de terem planejamento e gestão de vendas. Partindo sempre do princípio de conhecer primeiro o negócio do cliente para depois ofertar suas soluções. Acredito que estas duas questões sejam marcas comuns neste grupo que estamos trabalhando”.

Para o diretor Administrativo da Rádio Tropical FM, de Treze Tílias, Fernando Lopes de Lima, a capacitação trouxe “informações valiosas, atualizadas, maneira de conduzir dinâmica e interessante, prendeu o público até o último minuto”, destacou. “Além de cases muito interessantes que podemos introduzir no dia a dia do meio rádio”.

PROGRAMA

Para o diretor Executivo da ACAERT, Leonardo Soares Amorim, a provocação foi de converter as vendas, otimizar os espaços disponíveis aos anunciantes e, principalmente, tendo como pano de fundo o momento de pandemia e de retração de investimentos. “Nada melhor do que o anunciante encontrar veículos e profissionais capacitados, que sejam capazes de atendê-los melhor, de entender suas necessidades e de fazer com que essa relação tenha sentido. Então, para que esse círculo virtuoso possa acontecer entre quem oferta o espaço para o anunciante e para quem deseja dar visibilidade para sua marca ou produto, precisamos de uma radiodifusão competente e com as melhores técnicas de vendas e de operação dessas mídias”, comentou.   

O Smart Rádio é um programa elaborado de maneira personalizada para atender as temáticas levantadas na pesquisa, com assuntos relacionados à gestão empresarial, os aspectos técnicos e de inovação. A iniciativa tem duração de 18 meses e sua metodologia inclui: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. O programa é desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Criciúma.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ MB Comunicação

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