Filme sobre a história de Carlos Joffre Amaral é lançado em Lages

Fundador da Rádio Clube de Lages, Joffre foi um pioneiro da comunicação radiofônica em Santa Catarina

22/02/2018

 

Assista ao trailer acima

Com uma história dedicada à família, à comunicação e ao povo serrano, Carlos Joffre Amaral é o tema de um filme que será lançado nesta sexta-feira (23), em Lages. Dirigido pelo cineasta Marcelo Machado, “A Voz da Cidade” conta a chegada de Carlos Joffre Amaral à Lages, os detalhes do seu casamento com Dona Ilse, a instalação do alto-falante na praça da cidade, para transmitir notícias da Segunda Guerra Mundial, e a ideia de criar a Rádio Clube. A produção de 50 minutos contou com a participação de 29 atores e foi gravada em locais históricos de Lages.

Roberto Amaral, filho de Carlos Joffre e presidente do Grupo SCC, fala sobre a emoção de ver a história do pai contata num filme: Eu e toda a família SCC nos sentimos honrados em ver parte da história do nosso patrono, Carlos Joffre Amaral, que tanto contribuiu para a radiodifusão regional, sendo um dos precursores da comunicação em Santa Catarina, eternizada nesse audiovisual, produzido por profissionais e artistas da nossa terra. Com o falecimento de Carlos Joffre, em 1976, Roberto Amaral assumiu os negócios da família institucionalizando o Sistema Catarinense de Comunicações e implantando a primeira emissora de televisão da Serra catarinense, a TV Planalto, hoje SBT Santa Catarina.

De acordo com o diretor Marcelo Machado, a ideia de produzir um filme totalmente produzido por lageanos e de forma colaborativa surgiu enquanto trabalhava como técnico no Grupo SCC e ouvia as histórias do seu pai, o Sr. José Machado (um dos homens de confiança de Seu Joffre). Para o diretor, a homenagem se justifica “pela importância de sua obra para a cidade de Lages e região, sendo responsável pelo avanço das comunicações e o desenvolvimento do comércio em geral. Sem contar as campanhas eternizadas pelos seus sucessores, que ajudam pessoas da comunidade”. O diretor conta ainda que a produção do filme, desde a criação do roteiro, levou cerca de três anos e o processo foi conduzido por sua produtora a M2 Filmes.

“O filme é independente e colaborativo, sem fins lucrativos. Trata-se de uma pequena homenagem a Carlos Joffre do Amaral e tem como objetivo enaltecer a produção local bem como valorizar seus artistas locais” conta Machado, que busca fomentar a sétima arte na cidade. "A Voz da Cidade" estreia no dia 23 de fevereiro no Cine Marrocos às 20h, com entrada gratuita.

Sobre Carlos Joffre Amaral

Nascido em Santo André, no ABC Paulista, no dia 10 de julho de 1916, Carlos Joffre Amaral trabalhava numa fábrica de rádio receptores quando, em 1939, foi enviado à Lages para consertar os aparelhos que apresentavam defeitos. Decidiu ficar em definitivo e três anos mais tarde, em 1942, instalou alto-falantes na principal Praça da cidade. Através desse sistema eram transmitidas notícias nacionais e internacionais, além de músicas e recados à população, nascia assim “A Voz da Cidade”. Com a popularização dessas transmissões, Carlos Joffre funda, em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages, uma das pioneiras na comunicação catarinense.

Casou-se com Ilse Machado em 30 de maio de 1946. Com ela teve dois filhos: Roberto Rogério e Glória Aparecida. Tendo a comunicação como missão de vida, Carlos Joffre utiliza os meios disponíveis para auxiliar aqueles que mais necessitavam. Suas iniciativas foram imortalizadas na Fundação que hoje leva seu nome e continua promovendo e realizando ações culturais, educacionais e de responsabilidade social, beneficiando milhares de famílias na Serra Catarinense.

No dia 21 de abril de 1976, a voz que mobilizou a Serra Catarinense e impulsionou a comunicação no estado, silenciou. Aos 59 anos de idade, Carlos Joffre Amaral partiu, deixando como herança seu exemplo de luta, pioneirismo e solidariedade.

 

Serviço:

Estreia do Filme “A Voz da Cidade”

Data: 23 de fevereiro

Hora: 20h

Local: Cine Marrocos – entrada franca

Direção: Marcelo Machado

Produção: M2 Filmes, Coração Delator, Rei Propaganda, Coletivo do Audiovisual Lageano

Elenco principal: Johnson Sadao como Carlos Joffre do Amaral e Pamela Aguiar como Ilse Amaral

Elenco de apoio: Augusto Furtado, Brenda Schmitt da Silva, Adilson Freitas, Gilson Máximo de Oliveira, Nelson Formiga, Ivone Balzan, Ader Godoy, Camila Paes, Mauricio Lima, Marcos Cordioli, Armin Reichert, Daniele Corbelini, Edson Marcondes, Fabrício Camargo, Julia Ferron,  Fernanda Souza Hermes.

Apoio Institucional: Cinemas Arco Íris, Fundação Cultural de Lages, Coletivo do Audiovisual Lageano (CAL)

Repórter: Divulgação

Últimas notícias