Emissoras AM devem ficar atentas à redução de potência no horário de verão

Em relação ao programa Voz do Brasil, as emissoras de rádio deverão manter a transmissão às 19h do horário local

19/10/2016

Rádios AMs que estão nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal, devem ficar atentas à mudança do horário de verão, que entrou em vigor à meia noite do último domingo (16), adiantando os relógios em uma hora. As rádios desses estados precisam se adequar aos horários para redução de potência, que muda de acordo com o período do ano, mesmo as que já fizeram a migração para o FM e ainda transmitem em AM.

Desta forma as emissoras de Ondas Médias, que fazem a redução de potência devem se adequar e observar se a programação (muitas vezes automatizada) de redução estará sendo feita corretamente ou se deverão acrescentar uma hora ao horário previsto para redução de potência nos estados onde haverá o horário de verão. A determinação está na Resolução nº 116, de 1999, da ANATEL.

"Embora o serviço de Onda Média sendo esvaziado pela Migração, todas as obrigações e eventuais infrações relativas ao serviço OM permanecem ativas. Mesmo para aquelas estações que já migraram, as obrigações do jurídicas e técnicas do serviço só cessam na entrega oficial do canal à União em Ato próprio, ao final do período de simultaneidade de operações OM & FM", ressalta o engenheiro Eduardo Cappia, líder do Comitê Técnico da AESP e diretor da EMC Telecomunicações.

Em relação ao programa Voz do Brasil, as emissoras de rádio deverão manter a transmissão às 19h do horário local. Isso significa que não haverá alteração na programação local mesmo para os estados que não participam do horário de verão.

A estratégia do horário de verão foi adotada pela primeira vez no mundo durante a Primeira Guerra Mundial. Desde então, diversos estudos têm avaliado o impacto da mudança do horário na vida das pessoas. O efeito não se resume apenas ao mau humor por ter de acordar uma hora mais cedo.

Segundo as pesquisas, o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente. O horário de verão segue até 19 de fevereiro.

Repórter: Fenaert

Últimas notícias