Governo e emissoras decidem intensificar campanha sobre mudança para TV digital

A um mês do desligamento do sinal analógico em Brasília e nove cidades do entorno do DF, o esforço é para garantir a recepção do sinal digital em pelo menos 93% das residências. Para secretária do MCTIC, momento é histórico.

03/10/2016

Faltando um mês para o desligamento do sinal analógico em Brasília e nos municípios do entorno do Distrito Federal, governo e emissoras de televisão acertaram nesta quinta-feira (29) uma mobilização para garantir a recepção do sinal digital no maior número possível de domicílios até 26 de outubro. A expectativa é atingir 93% das residências, percentual mínimo exigido para o fim da transmissão analógica.

"Nessa reta final, vamos intensificar a conscientização da população sobre a implantação da TV digital e acompanhar as pesquisas. Estamos lutando por 100% de cobertura", afirmou a secretária de Comunicação Eletrônica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vanda Nogueira, durante reunião entre representantes do ministério, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de 75 emissoras que atuam em Brasília e no entorno do DF.

Segundo a secretária, a implantação do sistema digital num cenário de crise econômica é um desafio já que as famílias precisam comprar um conversor para a recepção do sinal. Ainda assim, Vanda Nogueira classificou o momento como histórico para a televisão brasileira.

Para o presidente do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), Rodrigo Zerbone, a situação na capital federal e municípios próximos é confortável. Ele revelou que a última pesquisa, feita no fim de agosto, aponta que 85% dos domicílios já estavam aptos a receber o sinal digital na região. Em Rio Verde, cidade goiana que sediou o teste-piloto do desligamento, esse percentual era de 60% dois meses antes do switch-off.

Zerbone destacou que a experiência em Rio Verde ajudou no processo de planejamento e execução do desligamento em Brasília. "Os gargalos foram revistos e reformulados, como na intensificação dos alertas ao telespectador e uma maior assistência à população de baixa renda que precisa do conversor digital para receber o sinal."

Conversor

Até o momento, a Seja Digital - entidade criada para operacionalizar o processo de digitalização da TV – já distribui 260 mil kits de conversor digital e antena na capital federal e mais 9 municípios do entorno (Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás). Mas ainda faltam 100 mil kits para serem distribuídos às famílias do Cadastro Único do governo federal, que têm direito de receber o equipamento gratuitamente

O presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, pede que a população utilize o telefone 147 ou o site sejadigital.com.br para consultar se tem direito ao equipamento. O conversor é necessário para garantir a recepção do sinal digital em alguns aparelhos, como as TVs de tubo. "Quem tem televisão nova, parabólica, TV a cabo ou por assinatura não precisa se preocupar, porque já está pronto para receber a TV digital", explicou.

Durante o encontro, as emissoras de TV que atuam em Brasília fizeram apresentações das campanhas realizadas para alertar a população sobre o desligamento do sinal analógico. As empresas reforçaram que, para garantir o acesso de todos ao sinal digital, foram realizadas mais inserções de cartelas e avisos ao telespectador do que o número determinado pelo governo.

Repórter: MCTIC

Últimas notícias