Ministro Gilberto Kassab se reúne com setor da radiodifusão

Presidente da ACAERT participou do encontro que contou também com a presença da nova secretária das comunicações

31/05/2016

O novo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se reuniu nesta terça-feira, 31, em Brasília, com representantes do setor da radiodifusão.  Promovido pela ABERT, o encontro contou com a presença de presidentes de associações estaduais de todo o país, entre eles, Rubens Olbrisch da ACAERT.

Durante a reunião, Kassab afirmou que as demandas da radiodifusão continuarão tendo prioridade, e destacou que a fusão das pastas de Ciência e Tecnologia com a de Comunicações vai dar mais força ao ministério, atendendo também a uma demanda da sociedade que exige uma máquina pública enxuta e com mais eficiência.

“Existirão dentro deste novo ministério cinco secretarias, essas secretarias vinculadas ao ministro, que terá uma relação mais direta com o presidente interino Michel Temer, e com mais força perante a sociedade, permitindo um avanço maior em todos os setores”, ressaltou Kassab. (Veja o vídeo da entrevista AQUI)

Gilberto Kassab e Rubens Olbrisch

Três nomes cotados para assumir parte dessas secretarias foram apresentados durante o encontro – a nomeação no DOU deve ser publicada nos próximos dias. Maximiliano Martinhão assume a secretaria de Inclusão Digital e Internet; André Borges a secretaria de Telecomunicações; e Vanda Jugurtha Bonna Nogueira a secretaria de Comunicação Eletrônica.

A secretaria de Comunicação Eletrônica deve cuidar de políticas públicas para setor da radiodifusão, como por exemplo, a Migração para o FM e a implantação da TV digital no país. Vanda é especialista na área e já trabalhou no SBT e na NET.   

O presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, aproveitou a oportunidade e fez um apelo para a nova secretária das comunicações. “Solicitamos que os escritórios regionais sejam reativados, dessa forma podemos dar mais agilidade nos processos que estão paralisados pela burocracia”, explicou.

 Vanda Jugurtha Nogueira e Rubens Olbrisch

Para o presidente da ABERT, Daniel Slaviero, o novo ministro deve manter o cronograma de desligamento da TV analógica, previsto para 2018. “Existe uma expectativa muito positiva em torno do novo ministro, tanto pelas declarações públicas sobre os novos desafios no ministério, como pela biografia como gestor público sempre disposto ao diálogo”, ressaltou.

A ABERT entende que a fusão dos ministérios faz sentido pela similaridade das duas áreas, mas defende a transição de funções do extinto Ministério das Comunicações para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, a nova secretaria ganharia fôlego para agilizar a Migração do AM para FM, uma prioridade do setor da radiodifusão.

 “A ABERT acredita que toda parte cartorial, de renovação de outorgas, medidas técnicas, entre outras coisas que o setor precisa prestar contas, deve ficar sob a responsabilidade da Anatel, pois a entidade tem mais estrutura e capacidade para realizar essas operações”, afirmou Slaviero.

Para saber mais ouça AQUI a matéria em áudio da RNA

Reunião do Conselho da ABERT

Após o almoço com o ministro, a ABERT promoveu a reunião do seu Conselho Superior, incluindo as câmaras de Rádio e TV. No encontro, foram discutidas quais serão as prioridades da entidade ao longo de 2016

Daniel Slaviero lidera reunião do Conselho Superior da ABERT

 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias