Campeonato Catarinense de Futebol: OAB/SC lança campanha contra racismo

Em 2015, a OAB/SC já havia lançado uma campanha para promover a paz nos estádios

25/01/2016

A OAB/SC vai apresentar na próxima terça-feira (26), durante a solenidade de lançamento do Campeonato Catarinense da Série A, uma Campanha Estadual de Combate ao Racismo. A solenidade será no auditório da Seccional, às 14h, e terá a presença do presidente da Seccional, Paulo Brincas, dirigentes das entidades e clubes de futebol e dos ex-jogadores Adilson Heleno e Albeneir.

Composta por diversas peças publicitárias, a campanha foi idealizada pela Comissão de Igualdade Racial e recebeu apoio do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, da Federação Catarinense de Futebol e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES). A criação foi da agência Quadra, de Florianópolis.

“O racismo presente no futebol é o mesmo presente na sociedade. Ele precisa ser entendido e enfrentando num plano mais amplo, e não apenas num segmento específico. Temos que ensinar as nossas crianças, filhos, netos, que ninguém deve ser avaliado pela cor da sua pele, seja em qualquer local, posição ou situação que se apresentar”, disse o advogado Fábio Dias, da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, idealizadora da campanha.

Em 2015, a OAB/SC já havia lançado uma campanha para promover a paz nos estádios, com peças educativas e uma dose de humor, tendo os mascotes dos times como personagens. Desta vez, a campanha parte do mote “Cartão vermelho para o racismo” para lembrar que preconceito não faz parte do jogo.

Para o presidente Paulo Brincas, a campanha reforça a presença da OAB/SC na agenda dos catarinenses e confirma o protagonismo das comissões temáticas da instituição. “A OAB/SC é parceira da sociedade e as comissões criam esse elo da entidade com a população”, disse.

Repórter: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Últimas notícias