SBT Santa Catarina lança campanha contra o alcoolismo

Segundo o levantamento OMS, o alcoolismo é considerado um dos principais problemas de saúde pública no Brasi

20/01/2016

Segundo o levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é considerado um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, atingindo cerca de 3% da população, cerca de seis milhões de brasileiros. Pensando nisso, o SBT Santa Catarinalança nesta quarta-feira (20) uma campanha de combate a esse vício, responsável pela degradação de milhares de família no país. Intitulada "#Juntos Contra o Alcoolismo", a campanha será veiculada durante a programação da emissora, bem como das Rádios Clube (Lages) e Gralha Azul (Urubici) que compõem o Sistema Catarinense de Comunicação. O principal objetivo será alertar as famílias catarinenses para os danos causados pelo álcool e estimular os dependentes a buscarem ajuda através do apoio familiar.
 
De acordo com o estudo divulgado pela OMS, na média, o brasileiro bebe 8,7 litros de álcool puro por pessoa a cada ano, contra uma média global de 6,2 litros. Uma projeção indica que em dez anos os brasileiros estarão bebendo em média 10,1 litros ao ano. Desconsiderando o total da população que não bebe (42,3%), a média de consumo de álcool é ainda maior: 15,1 litros por ano. O alto consumo de álcool está relacionado a mais de 200 doenças, como a cirrose, câncer na boca, faringe e laringe, a pancreatite, a tuberculose, entre outras. Ainda segundo a OMS, o consumo excessivo de álcool é responsável por 5,9% de todas as mortes registradas no mundo.
 
Na campanha, pessoas que venceram o vício falarão sobre suas experiências e os danos que a bebida causou na estrutura familiar e em sua saúde. Em seguida colocarão, dentro de garrafas, mensagens de agradecimento aos seus familiares, por terem contribuído na luta contra o alcoolismo. Por fim essas mensagens serão entregues aos familiares promovendo assim um emocionante reencontro.
 

A iniciativa contra o alcoolismo conta com o apoio de importantes instituições como a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALEC) e da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC). Para fortalecer e impactar o maior número possível de catarinenses, a campanha também será levada às ruas através da Alternativa Mídia, Central Floripa Comunicação, Publicar e RDO Comunicação Visual, permitindo assim a realização de ações em cinemas, escolas, semáforos, entre outros. #Juntos Contra o Alcoolismo também contará com uma página no Facebook (facebook.com/JuntosContraOAlcoolismo) onde as fotos das ações e os vídeos da campanha serão postados.

A criação é da agência Decisão Propaganda.

Confira o vídeo institucional da campanha:

Repórter: Acontecendoaqui.com.br

Últimas notícias