Conar divulga circular sobre publicidade de bebidas alcoólicas

O Conar publicou circular para tratar da publicidade de bebidas alcoólicas durante o verão e o período de carnaval.

12/02/2015

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou circular para tratar da publicidade de bebidas alcoólicas durante o verão e o período de carnaval. Com o texto que foi ao ar na segunda-feira, 9, a instituição espera dos anunciantes, agências e veículos a conscientização e demonstração de responsabilidade social a respeito do assunto.

De acordo com o site do Conar, também é esperado o “estrito cumprimento da letra e do espírito das regras previstas nos Anexos "A", "P" e "T" do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária”. Assim, os organizadores destacaram alguns princípios que norteiam a publicidade do segmento.

Na circular são relembrados os princípios de responsabilidade social acerca desse tipo de anúncio, como se centrar na divulgação da marca e do produto, não apresentar argumentos que apresentem o consumo de bebidas alcoólicas como sinal de maturidade, coragem pessoal, êxito profissional ou social e não induzir ao consumo exagerado ou irresponsável.

É destacada a proteção à criança e ao adolescente de forma que a publicidade seja destinada apenas a adultos e sejam respeitadas regras como não empregar linguagem, recursos gráficos e audiovisuais pertencentes ao universo infanto-juvenil e a inserção do dispositivo de acesso seletivo nos sites das marcas, de modo a evitar a navegação por menores.

O Conar reforça que sua plataforma online disponibiliza todas as regras definidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Além disso, informa que “o corpo técnico desta instituição permanece à disposição para eventuais esclarecimentos”.

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