Profissionais de emissoras associadas à ACAERT são vencedores do 13º Prêmio de Jornalismo Unimed

Profissionais da Rádio Som Maior e da RBS TV foram premiados.

28/11/2014

A Unimed SC anunciou nesta sexta-feira (28/11), em Rio do Sul, os sete vencedores da 13ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC. Na categoria Profissional, os vencedores foram Joana Nunes Costa, do jornal Correio Lageano, de Lages, com a matéria “Lageanos fumam demais” (Jornal/Revista); Karina Woehl de Farias, da Rádio Som Maior, de Criciúma, com a matéria “Parto humanizado: um ato de amor, coragem e protagonismo materno” (Rádio); e Pedro Júnior Rocknbach, da RBS TV de Florianópolis, com a reportagem “Os falsos médicos” (TV). Os vencedores de cada uma das subcategorias receberam como prêmio um kit com Ipad + Iphone, e os demais finalistas ganharam um mini tablet.

Na categoria Destaque Acadêmico venceu a estudante Arianna Fonseca, da Universidade Federal de Santa Catarina, de Florianópolis, com a matéria “Criar, reciclar, educar e preservar”. A estudante ganhou um smartphone Samsung Galaxy.

Na categoria Novo Repórter também foram três vencedores, um em cada subcategoria.  A vencedora da subcategoria ensino fundamental (1º ao 5º) foi a estudante Eloise Macari dos Santos, da Escola de Educação Básica Henrique Fontes, de Tubarão, com o vídeo “Alimentação Saudável”; na subcategoria ensino fundamental (6º ao 9º) foi a estudante Maria Educarda Gavasso, da Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, de Videira, com o vídeo “ Jovens mamães”. No ensino médio, a vencedora foi a estudante Fernanda da Rocha Fabiano, da Escola de Educação Básica Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza, com o vídeo “A importância de cuidar dos dentes na infância”. Os ganhadores de cada subcategoria do Novo Repórter receberão um tablet, sua escola, R$ 1.000,00 em doação de equipamentos e o professor responsável, um mini tablet.

Todos os vencedores e finalistas receberam ainda um certificado constando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio. No total foram 191 trabalhos concorrentes nas três categorias.

A seleção dos trabalhos vencedores da categoria Profissional entre os finalistas foi realizada na quinta-feira, 27, pela comissão julgadora formada pelos médicos da Unimed Edson Campos e Álvaro Koenig, pelo editor da Revista Saúde, Diogo Massaine Sponchiato, de São Paulo, e pelas jornalistas paranaenses Dinah Ribas Pinheiro e Michelle Thomé. Esta mesma comissão definiu os finalistas da categoria Novo Repórter, que teve seus vencedores escolhidos por meio de votação online no site do Prêmio.

O júri que escolheu os finalistas e vencedores da categoria Destaque Acadêmico foi indicado pela Associação Catarinense de Imprensa, parceira do Prêmio pelo segundo ano consecutivo. Os 19 trabalhos concorrentes foram avaliados pelos jornalistas Júlio Franco, Rejane Gambin e Ronaldo Correa.

O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e pelas 22 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista, pelo segundo ano, é apoiadora da iniciativa.

Em 13 anos de Prêmio foram mais de 1.700 produções inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado. 

Os vencedores

Categoria Profissional Jornal/Revista

Veículo: Correio Lageano, de Lages

Matéria: “Lageanos fumam demais”

Autor: Joana Nunes Costa

Resumo: A equipe do jornal observou as ruas, os espaços públicos, entrevistou pessoas e médicos, para entender por que os moradores de Lages fumam tanto. Na reportagem, a jornalista compara as ruas com os cafés portenhos e parisienses, onde o aroma do café é substituído pelo odor forte da fumaça que fica impregnado nas roupas.

Categoria Profissional Rádio

Veículo: Rádio Som Maior, de Criciúma

Matéria: “Parto Humanizado: um ato de amor, coragem e protagonismo materno”

Autor: Karina Wohl de Farias

Resumo: O trabalho explica como ocorrem os partos da forma mais natural possível e conta com depoimentos de profissionais e familiares que se dedicam a este procedimento. Além disso, entrevista mães que relatam as dores e as emoções da gestação e do humanizado.

Categoria Profissional TV

Veículo: RBS TV, de Florianópolis

Matéria: “Os falsos médicos”

Autor: Pedro Junior Rockenbach

Resumo: A reportagem denunciou a atuação de falsos médicos, pagos com dinheiro público, em postos de atendimento no Planalto Norte do estado. Após a denúncia, a polícia investigou e descobriu que eles eram contratados por uma empresa do Paraná. A equipe do jornal teve acesso exclusivo a alguns detalhes da investigação para complementar a matéria.

Categoria Destaque Acadêmico

Veículo: UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis

Matéria: “Criar, Reciclar, Educar e Preservar”.

Autora: Arianna Fonseca

Resumo: A reportagem em vídeo, feita como trabalho de conclusão de curso de jornalismo, fala do programa Economia Verde e Solidária, criado em 2013 pelo governo de Santa Catarina. A matéria é direcionada às cooperativas e associações que utilizam resíduos industriais ou sólidos na produção. O projeto é pautado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenvolvidos pela ONU.

Categoria Novo Repórter

Subcategoria ensino fundamental - 1º ao 5º ano

Escola de Educação Básica Henrique Fontes, de Tubarão

Autor: Eloise Macari dos Santos

Vídeo: “Alimentação saudável”

O projeto foi realizado com os alunos do 5º ano e aborda a alimentação saudável como forma de prevenção para doenças como diabetes, hipertensão e obesidade infantil.

Subcategoria ensino fundamental - 6º ao 9º ano

Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, de Videira

Autor: Maria Eduarda Gavasso

Vídeo: “Jovens Mamães”

O trabalho retrata a gravidez na adolescência e suas dificuldades, e traz informações das principais doenças e de como melhorar a saúde dessas adolescentes.

Subcategoria ensino médio

Escola de Educação Básica Julieta Torres Gonçalves, de Nova Veneza

Autor: Fernanda da Rocha Fabiano

Vídeo: “A importância de cuidar dos dentes na infância”

O trabalho retrata as práticas adotadas pela escola para manter a boa qualidade de vida para os alunos, professores e funcionários. E ressalta a necessidade de manter uma vida equilibrada.

    

Foto dos vencedores do 13º Prêmio de Jornalismo Unimed.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT com infos da UNIMED SC

Últimas notícias