Levantamento da Edison Research mostra que o rádio tradicional mantém ampla liderança entre plataformas com publicidade nos Estados Unidos
10/12/2025
O rádio segue como o principal meio de áudio com suporte publicitário nos Estados Unidos. É o que aponta o mais recente levantamento “Share of Ear”, referente ao terceiro trimestre de 2025, realizado pela Edison Research. De acordo com o estudo, o rádio representa 64% da audiência de áudio com publicidade no país, desempenho que supera com larga vantagem os demais formatos, como podcasts (20%) e as plataformas de streaming musical, cujas participações são bem mais modestas.
Entre os serviços de streaming com publicidade, o Spotify detém 6% da audiência, seguido pelo Pandora (5%), YouTube Music (1%) e Amazon Music (1%). Em contraste, os podcasts continuam crescendo, com aumento expressivo de ouvintes nas faixas etárias mais elevadas. Segundo o levantamento, a idade média do público de podcasts passou de 29 anos em 2017 para 39 anos em 2025, com destaque para o crescimento entre adultos de 45 a 64 anos.
O estudo também evidencia uma distorção entre a percepção do mercado publicitário e a realidade da audiência de áudio. Pesquisas realizadas com agências e anunciantes em agosto deste ano mostram que profissionais do setor acreditam que as plataformas Spotify e Pandora concentram 41% da audiência, enquanto o rádio AM/FM teria apenas 26%. No entanto, os dados da Edison apontam que o rádio é 2,5 vezes maior do que essa percepção e possui audiência 11 vezes superior à do Spotify com publicidade e 13 vezes maior que a do Pandora.
Outro destaque está no alcance. Conforme a Edison Research, planos de mídia que consideram apenas áudio digital atingem cerca de 33% dos norte-americanos. Ao incluir o rádio AM/FM, esse alcance cresce para 74%. No trânsito, a dominação do rádio também é evidente: o meio tem 84% de share entre todas as opções de áudio com publicidade nos carros, sendo 79% entre os ouvintes de 18 a 34 anos, 81% entre 25 a 54 anos e 84% na faixa de 35 a 64 anos.
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O estudo “Share of Ear” é realizado trimestralmente desde 2014 e mede o consumo de todas as formas de áudio nos Estados Unidos, com base em entrevistas com 4 mil americanos ao ano. O levantamento tem apoio da Cumulus Media | Westwood One Audio Active Group.
Repórter: TudoRádio