Análise do jornalista Daniel Starck, no quadro Rádio é Tudo, destaca tendências, desafios e oportunidades que movimentam o mercado de radiodifusão em 2025
03/12/2025
O cenário do rádio brasileiro segue em movimento e com perspectivas positivas para os próximos meses. No mais recente episódio do quadro Rádio é Tudo, produzido pela Aerp e apresentado desde 2023, o jornalista Daniel Starck, especialista em radiodifusão e fundador do tudoradio.com, analisou as principais transformações do mercado e destacou as oportunidades que já começaram a se consolidar em 2025.
O comunicador relembrou que o clima de otimismo vem se fortalecendo desde o SET Expo, realizado em agosto, em São Paulo. “A gente vem em uma maré de otimismo para o setor de rádio. Apesar das preocupações em relação ao faturamento, divisão do bolo publicitário, o que fazer com o digital, a presença da inteligência artificial… Tudo isso está na mesa e não é de hoje”, comentou. Segundo Starck, conforme o mercado amadurece e compartilha experiências, “surge uma nova visão sobre as ferramentas e as novas tecnologias”, destacou.
Entre os temas de maior destaque, o jornalista chamou atenção para o avanço da inteligência artificial nas emissoras. Ele reconheceu o potencial da tecnologia, mas fez um alerta para os riscos de padronização do conteúdo. “Na minha avaliação, isso é péssimo. O rádio vive da sua identidade, da autenticidade e da proximidade com o público”, afirmou.
Starck reforçou que o uso da IA nas rádios é um caminho sem volta, mas que deve ser adotado com responsabilidade e acompanhamento contínuo. O quadro também apresentou um panorama dos principais eventos recentes da radiodifusão, como o IBC, em Amsterdã (Holanda), os Congressos da Aerp, Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e Asserpe (Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), todos marcados por discussões sobre inovação, modelos de negócio e o futuro do setor.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Outro tema abordado foi o consumo de áudio nos veículos, que vem sendo impactado pelas mudanças tecnológicas embarcadas nos automóveis. Starck também comentou a entrada da Rádio Forbes em São Paulo, movimento que reforça o interesse de grandes marcas pelo meio radiofônico.
Para as emissoras que buscam ampliar receitas, o jornalista encerrou o quadro com orientações práticas, destacando que há espaço para crescimento ainda em 2025. Ele citou a importância de estratégias comerciais mais segmentadas, uso inteligente das plataformas digitais e ofertas integradas como caminhos para fortalecer o faturamento.
Desde sua criação, em 2023, o Rádio é Tudo consolidou-se como um espaço de referência, reunindo análises das principais tendências e movimentos do setor, além de contribuir para que profissionais e emissoras acompanhem o ritmo acelerado de transformações do rádio brasileiro.
Repórter: TudoRádio