Informações foram repassadas durante a SET Norte, em Manaus (AM), realizada nesta quinta-feira (27)
01/12/2025
O Ministério das Comunicações apresentou, nesta quinta-feira (27), a agenda regulatória do setor de radiodifusão e algumas possibilidades de linhas de financiamento para auxiliar na implantação da TV 3.0 no Brasil, a nova geração da TV aberta brasileira, mais moderna, tecnológica e interativa.
As informações foram repassadas pelo diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão (Serad), Tawfic Awwad Junior, que participou da SET Norte 2025, em Manaus (AM).
Ele participou do painel “Atualizações regulatórias conectam inovação e o ecossistema broadcast, sustentando interlocução contínua entre tecnologia, mercado e governo num cenário de convergência acelerada”.
Tawfic afirmou que o Ministério das Comunicações “vem fazendo o dever de casa” para que os radiodifusores tenham acesso a recursos para acelerar a implantação desse novo sistema de transmissão no país.
Ele citou, por exemplo, que há tratativas e negociações envolvendo diversas instituições financeiras.
“Já temos o compromisso do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial para um aporte de 500 milhões de dólares. Gostaria, aqui, de agradecer à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), à Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e à SET (Tecnologia e Negócios em Mídia e Entretenimento), que colaboraram muito com o fornecimento de dados do setor para auxiliar nesse processo”, disse Tawfic.
Ele informou também que estão em negociação linhas de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Também participaram do painel o representante da SET Regional Norte, Geraldo Cardoso de Melo; o servidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Severino Junio; o diretor de Tecnologia da Abert, Luiz Carlos Abrahão; e o assessor técnico de engenharia da Abratel, Wender Almeida de Souza.
O diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Serad informou ainda que as especificações técnicas que permitirão a adaptação da tecnologia de televisão digital atual para a TV 3.0 foram publicadas recentemente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ele comentou, ainda, que as normas sobre o processo de ocupação de canais para a implantação da TV 3.0 serão publicadas pelo MCom até o final deste ano.
Ele também citou que o Ministério está acompanhando as regulamentações necessárias para o uso de parte da faixa de 300 MHz, destinada à TV 3.0. As normas são publicadas pela Anatel.
Salto tecnológico
A transição para o novo modelo representa um salto tecnológico que vai transformar a experiência do telespectador, oferecendo som e imagem de alta qualidade e permitindo a interação direta com a programação pela internet.
As primeiras transmissões da TV 3.0 estão previstas para ocorrer até a Copa do Mundo de 2026, começando pelas grandes capitais.
Repórter: MCom