Como as marcas podem se apoiar nas capacidades de agências parceiras para acelerar a inovação no setor publicitário?
08/08/2025As agências estão na vanguarda da adoção de inteligência
artificial e as marcas têm muito a ganhar com isso.
Paul Limbrey, Google VP of global and agency partnerships,
explica como as marcas podem se apoiar nas capacidades de agências parceiras
para acelerar a inovação no setor publicitário.
No cenário atual do marketing, que é cada vez mais dinâmico,
a IA não é mais um conceito futurístico – é um imperativo presente. O que se
torna cada vez mais claro é que as agências de publicidade estão liderando a
adoção da IA, muitas vezes superando as equipes de marketing internas das
próprias marcas.
Como sabemos disso? Em parceria com o Boston Consulting
Group (BCG), entrevistamos mais de 800 especialistas de agências sobre suas
iniciativas de IA. Em média, as agências estão 35% mais avançadas que os
anunciantes, em diversas áreas no marketing, desde mensuração e insights até
criação e conteúdo.
No entanto, os profissionais de marketing ainda não estão
aproveitando todo o potencial dessa oportunidade. Somente 42% dos anunciantes
afirmam que suas agências parceiras os auxiliaram na capacitação sobre soluções
de marketing com inteligência artificial.
Para se beneficiar plenamente, é fundamental trabalhar com
parceiros – agências, consultores estratégicos, provedores de tecnologia e
integradores de sistemas – que possuam as habilidades necessárias para
construir o futuro: um ecossistema de parceiros de marketing de IA.
De um guia de conversação até uma série de exemplos ilustrativos, a seguir está tudo o que você precisa saber para maximizar o ROI por meio da inteligência artificial e de parcerias estratégicas com agências.
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O poder do ecossistema de parceiros
Portanto, para as marcas que estão investindo em IA, a primeira grande pergunta é como obter as soluções certas. É melhor criar algo novo do zero, comprar um produto existente de uma empresa especializada ou se associar a uma empresa de tecnologia que já possui várias ferramentas prontas para uso? No Google, estamos focados em ajudar as agências a inovar com inteligência artificial, o que, por sua vez, ajuda as marcas a construir suas próprias equipes dos sonhos de marketing e IA.
E ao que parece, todos estão na mesma página. Em três anos,
87% das maiores holdings do setor afirmam que vão oferecer aos clientes times
personalizados compostos por profissionais de diferentes agências. Atualmente,
68% já estão fazendo isso.
Globalmente, as agências em estágio de liderança, quando
comparadas aos seus pares em estágios iniciais, reportaram nos últimos 12
meses: crescimento 1,6 x maior de novos negócios; ganhos de eficiência 2,6 x
maiores; e rentabilidade 1,1 x maior.
Vamos explorar como marcas e agências reais impulsionam
crescimento, eficiência e lucratividade por meio da adoção de IA e da cocriação
de soluções.
Mensuração mais inteligente e análise de ROI
De modo geral, as agências estão mais bem preparadas que os
times de marketing das próprias marcas na aplicação de inteligência artificial
para casos de mensuração, incluindo a sintetização de resultados e na execução
de modelagem de marketing mix. Em média, as agências estão 57% mais avançadas
no uso de IA para mensuração de campanhas em comparação com os anunciantes.5
Interpublic: por meio da sua plataforma Interact, a
Interpublic, (holding de comunicação norte-americana), criou um módulo de
visualização de dados abrangente para os testes do Google, permitindo que as
equipes de anunciantes analisem dados facilmente e obtenham recomendações
geradas por inteligência artificial. Mais de 70 marcas lançaram, concluíram e
promoveram experimentos diretamente do console, gerando um incremento superior
a 30% na taxa de conversão de suas campanhas.
O resultado? Ao combinar insights gerados por IA aos seus
dados, os profissionais de marketing podem usar essas informações com mais
facilidade. Mas para fazer isso, eles precisam de acesso a equipes com
experiência em inteligência artificial. E em média, as agências estão 20% mais
avançadas do que os anunciantes no uso de IA para gerar novos insights sobre o
consumidor.
Jellyfish: veja este exemplo da Jellyfish – empresa global
de marketing digital integrado. Construída no Google Cloud e impulsionada pelo
Gemini, a plataforma Share of Model da agência capacita os profissionais de
marketing com insights baseados em IA. A solução analisa as respostas de
Grandes Modelos de Linguagem e perguntas sobre categorias de produtos,
sobrepondo esses insights com dados do Google Ads para ajudar os marketers a
otimizar suas estratégias de Performance Max e correspondência ampla.
Compra de mídia personalizada e eficiente
Para alcançar o sonho de atingir a pessoa certa, com a
mensagem certa e no momento certo, recorra ao seu ecossistema de parceiros. As
agências estão 22% mais avançadas que os anunciantes no uso de IA para alcançar
públicos, desde a definição de segmentos até a personalização de campanhas.
Omnicom Media Group (OMG): a agência implementa estratégias
de lances impulsionadas por IA e alimentadas por vastas fontes – dados
proprietários da Omni, dados de vendas e dados de parceiros. Um dos maiores
clientes da OMG usou o Omni Bid Agent para otimizar as vendas offline. O
resultado? Um aumento significativo no retorno sobre o investimento em
publicidade (ROAS) em todos os formatos de anúncio, incluindo um aumento de
107% no ROAS de display, um aumento de 567% no ROAS de vídeo e um aumento de
153% no ROAS do YouTube.
As agências também estão mais bem preparadas para atender à
demanda em diferentes plataformas e canais, liberando tempo para suas equipes
se dedicarem à estratégia.
Dentsu: a plataforma Pipes da Dentsu simplifica as operações
de campanha e melhora o desempenho entre canais. Isso possibilitou que as
equipes da Dentsu reinvestissem um adicional de 11% de seu tempo semanal em
trabalho estratégico, que ajuda a atingir os objetivos de negócio de seus
clientes.
Estratégia e execução criativa impulsionadas por IA
As principais agências estão usando a inteligência
artificial para desenvolver, personalizar e analisar peças criativas. Isso vale
para todo o fluxo de trabalho. Em média, as agências estão 59% mais avançadas
do que os anunciantes no uso de IA para estratégia criativa.
E os testes criativos impulsionados por inteligência
artificial estão se tornando essenciais para as agências de ponta: 69% destas
ampliaram o uso de IA para otimizar o desempenho criativo, como identificar
tendências em peças de alta performance. Apenas 28% dos adotantes em estágio
inicial fizeram o mesmo.
As agências mais competitivas costumam ter ferramentas de
criação e mídia integradas que otimizam as ativações, selecionando
automaticamente os melhores materiais para públicos específicos.
Monks: a empresa de marketing e tecnologia usou IA para
personalizar criativos em vídeo de acordo com as preferências dos usuários.
Como resultado, mais pessoas passaram a compartilhá-los: a Monks relatou um
aumento de 20% a 25% nas taxas de engajamento.
Making Science: a plataforma agentic AI da agência,
ad-machina, automatiza a geração de materiais e otimiza peças criativas com
insights baseados em dados, alcançando escala com uma relevância sem
precedentes. Ao automatizar 80% das tarefas e aumentar as conversões em 30%, a
plataforma maximiza a performance.
Para elevar sua posição, independentemente de onde você
esteja em sua jornada de IA, envolva sua agência desde o início e com
frequência.
Por meio de parcerias com agências cuidadosamente
escolhidas, é possível garantir longevidade e até mesmo crescimento,
aproveitando a soma de anos de experiência em integração de IA, talentos
especializados e abertura à inovação.
Repórter: Acontecendo Aqui